Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Alimentação Bem-estar
13 de Agosto, 2019
Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Você já pensou em trocar o sal por temperos e ervas? Hipertensão, problemas renais, obesidade, osteoporose…essas são algumas das doenças diretamente relacionadas ao consumo excessivo de sódio, um mineral presente em muitos alimentos e também o principal componente do sal de cozinha. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 5g de sal por dia, o equivalente a menos de 2g de sódio.

Porém, uma pesquisa de orçamento familiar, feita em 2014 pelo IBGE, estimou que o brasileiro consome, em média 12g de sal por dia – mais do que o dobro.

É preciso, também, tomar cuidado com o sódio escondido nos alimentos industrializados e ultraprocessados.

Alguns aditivos, como o nitrito, nitrato, fermentos e realçadores de sabor, podem estar adicionando a substância a mais na sua dieta sem você saber – inclusive nos doces.

A boa notícia é que, com medidas simples é possível reduzir o consumo de sódio. Uma alternativa, por exemplo, é trocar o sal por temperos e ervas naturais, uma vez que estes não trazem danos à saúde e podem gerar inúmeros benefícios.

Confira algumas opções de temperos saudáveis:

Cúrcuma

O tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer.

A cúrcuma também está entre os temperos que protegem contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. Pode ser usada em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes, cozidos e leguminosas. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Orégano

Com propriedades antioxidantes, o condimento combate o envelhecimento, e é anti bactericida, antiinflamatório e estimulante, além de aliviar dores e ajudar na digestão. O tempero pode ser usado no preparo de pães, vegetais marinados, abobrinha, couve-flor, carne assada e peixes.

Cheiro-verde

Com propriedades antiinflamatórias, combate os radicais livres por conter antioxidantes poderosos. Ajuda na digestão devido à presença de enzimas que atuam na digestibilidade de gorduras e proteínas. Indicado para temperar carnes.

Alecrim

A planta tem propriedades antibióticas, antiinflamatórias, digestivas e antioxidantes. É ótima para carne vermelha, frango, de porco e também pode ser usado em legumes assados, especialmente batatas e abóboras

Alho e cebola

Combinação óbvia e muito benéfica para a saúde, essa dupla é perfeita para dar mais sabor aos pratos. Versáteis, podem ser usados para temperar arroz, omelete, na carne moída, no picadinho de frango, no estrogonofe…

Pimenta

Termogênica, a especiaria é aliada da dieta por acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias, turbina o sistema imunológico e contribui para a boa digestão. 

Páprica

À base de pimentão seco moído, a páprica tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Nas versões doce e picante, pode substituir parte do sal em molhos, legumes, assados e saladas. Já a páprica defumada fica ótima na carne e no feijão.

Louro

Bastam duas folhinhas de louro para um tempero saboroso em molhos, feijão, sopa de legumes e carnes recheadas. Se desejar, retire a folha depois da receita pronta.

Manjericão

Erva aromática deliciosa para dar sabor a saladas, molhos de tomate e bolonhesa, ao espetinho de frango, peru ou mesmo à pizza.  Ele possui também ação antioxidante. 

Coentro

Tem um sabor marcante e é um ótimo tempero para peixes, frutos do mar, camarões, frango cozido, saladas, legumes e carnes grelhadas. Contém antioxidantes que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas, além de ser fonte de vitamina C, magnésio, cálcio e fósforo. Essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Leia também: Temperos que aceleram a queima de gordura

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva