Técnica de Liberação Emocional (EFT): O que é e como funciona

12 de julho, 2021

A Técnica de Liberação Emocional (E.F.T) consiste em um tratamento alternativo para dores físicas e angústias emocionais. A modalidade pertence à Psicologia Energética e tem como objetivo aliviar o estresse, restaurando o equilíbrio do corpo.

A técnica envolve bater os dedos em pontos específicos do corpo, principalmente na cabeça e no rosto, em uma sequência específica. Enquanto isso, o paciente se concentra no problema que deseja tratar.

A Técnica de Liberação Emocional foi desenvolvida pelo engenheiro americano Gary Craig em 1979. A ideia surgiu após o especialista  entender que a causa de todas as emoções negativas está relacionada à interrupção do fluxo de energia do nosso corpo.

Sendo assim, o procedimento pode ajudar a tratar diversos bloqueios e incômodos físicos, como: enxaqueca, estresse, alergias, ansiedade, compulsões, traumas, luto, depressão, compulsões alimentares, fobias, vícios, insônia e obsessões. 

De acordo com uma revisão de estudos feita em 2016, pessoas que usaram a técnica experimentaram uma diminuição significativa da ansiedade. No entanto, são necessários mais estudos para uma comprovação concreta. 

Leia também: Reflexologia: saiba tudo sobre a técnica terapêutica

Como funciona uma sessão da Técnica de Liberação Emocional

Semelhante à acupuntura, a Técnica de Liberação Emocional envolve trabalhar pontos específicos do corpo. Mas, em vez de agulhas, é utilizada somente a mão. O especialista começa, então, a bater delicadamente as pontas dos dedos em diferentes regiões do corpo — geralmente concentrando o tratamento na cabeça e no rosto da pessoa

Leia mais em: Acupuntura: Os benefícios da técnica para o cérebro

Além disso, quem recebe a sessão precisa cumprir algumas tarefas. Na primeira delas, a pessoa deve identificar qual problema quer tratar. É importante classificar a intensidade do problema em uma escala de 0 a 10, sendo 10 a questão mais difícil a ser trabalhada. 

Em seguida, o terapeuta realiza a sequência (rodada) de batidas até que o problema seja resolvido. Geralmente, a sessão costuma durar de 45 a 60 minutos. Além disso, qualquer pessoa pode realizar o EFT, não existem limitações.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.