Suco de uva pode atrapalhar a dieta de quem quer emagrecer?
Refrescante e doce, o suco de uva faz parte do cardápio de muitos brasileiros. Ele pode ser preparado em casa, de forma rápida, ou comprado pronto no supermercado — uma alternativa mais prática ainda. Contudo, quem possui o objetivo de emagrecer pode ter a dúvida: será que o suco de uva engorda? Entenda melhor:
Leia também: Dieta para perder peso: saiba quais alimentos priorizar (e quais evitar)
Características nutricionais
A uva, em suas diversas variedades, é uma fruta saudável, fonte vitaminas e principalmente repleta de antioxidantes. Por isso, seu suco é também nutritivo e benéfico para a saúde.
Porém, é importante que a bebida seja natural ou integral. Assim, não adianta confundi-la com refrescos com sabor da fruta disponíveis aos montes no mercado, que são artificiais e possuem aditivos químicos diluídos em água açucarada. Estes realmente não são nada nutritivos e podem atrapalhar a dieta de quem quer perder peso.
Confira alguns benefícios do suco de uva natural:
- Aumenta a imunidade: assim como a fruta que o origina, o suco de uva promove ação anti-inflamatória, antimicrobiana e, especialmente no caso da uva verde, antifúngica;
- Combate fadiga e dá energia: o suco de uva integral rende muita energia ao corpo. Devido às propriedades da uva, ajuda no fluxo sanguíneo e, dessa forma, combate fadiga, melhora a performance do corpo em atividades físicas e ajuda na recuperação muscular;
- Pele jovem e saudável: sua relação com o fluxo de sangue no corpo também beneficia a saúde e a aparência da pele, garantindo um aspecto jovial e viçoso por mais tempo. Além disso, contém enorme quantidade de resveratrol, o qual prolonga a jovialidade da pele e alivia os efeitos do envelhecimento;
- Protege o coração: também devido à ação relacionada ao fluxo sanguíneo, a bebida beneficia o coração e a saúde cardiovascular de forma geral. Além disso, sua abundância em antioxidantes previne possíveis processos inflamatórios que poderiam prejudicar o coração.
Suco de uva engorda?
Quando falamos do suco de uva (especialmente se for coado), precisamos lembrar que ele não concentra quase nada de fibras, gorduras e proteínas — três nutrientes que garantem saciedade. Além disso, ele é digerido rapidamente pelo corpo e se transforma em energia (isto é, açúcar no sangue) pouco tempo depois de ingerido.
Por isso, a bebida não ajuda tanto a segurar a fome. O que pode ser ruim para emagrecer, já que o cardápio precisa ser caprichado em alimentos pouco calóricos e que mantêm a saciedade por mais tempo.
Contudo, isso não quer dizer que o suco de uva engorda, ou que está proibido na dieta. Se seu consumo for moderado em pensado estrategicamente, o líquido pode ser muito vantajoso!
A nutricionista Renata Mayer, consultora nutricional Da Magrinha, recomenda, por exemplo, utilizá-lo como pré-treino. “É algo que você toma, não se sente ‘pesado’ para se exercitar e ganha mais disposição”, ela afirma. Sem contar que o suco de uva também auxilia na recuperação dos músculos depois do exercício, como já citado.
A quantidade recomendada varia de pessoa para pessoa — mas geralmente gira em torno de um copo meia hora antes da atividade física. No entanto, vale sempre consultar o seu médico antes de adicionar a bebida ao cardápio (principalmente se você tiver diabetes).
Fonte: Renata Mayer (CRN 41459), consultora nutricional Da Magrinha, formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Gestão de Pessoas (IMeN/FAMESP).