Suco de tomate é diurético? Conheça os benefícios da bebida
Popularmente conhecida como inchaço, a retenção ocorre quando o nosso organismo não consegue eliminar fluídos em excesso, que acabam se acumulando em alguns tecidos, como mãos, abdômen, pernas, tornozelos e pés. E, quem sofre dessa questão está sempre atrás de alimentos e bebidas diuréticas, que ajudam a eliminar o acúmulo de líquido do corpo. Mas, será que o suco de tomate é diurético? Emagrece?
O suco de tomate é funcional, e um copo de 300 ml tem apenas 46 calorias. Além disso, é ótimo para a digestão, é um poderoso antioxidante e previne os cânceres de pulmão e próstata.
E não para por aí: você sabia que um único tomate pode fornecer cerca de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C? Além disso, é rico em vitamina A, que beneficia a imunidade e a saúde da pele; vitamina K, que é boa para os ossos; e potássio, um nutriente essencial para a função cardíaca, as contrações musculares e a manutenção da pressão sanguínea.
Por fim, o tomate também contém fibras, que facilitam a digestão, e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo.
Afinal, suco de tomate é diurético? Emagrece?
Tomate contém uma grande quantidade de água, de até 94%. Também é rico em potássio, contendo 236 mg por 100 gramas, o que pode ajudar a controlar a pressão arterial e remover o excesso de líquido do corpo. Mas, apesar de saudável, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só.
Pois, para que exista emagrecimento, é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. O ideal é consultar um nutricionista para que ele monte um cardápio saudável que contenha o suco.
Leia também: Chá verde com morango emagrece: verdade ou mito?
Receita de suco de tomate
Ingredientes
- 2 tomates sem pele e sem sementes
- 100 ml de água
- 1 colher de chá de salsinha
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Essa receita rende dois copos.