Suco de melancia com gengibre emagrece? Tem efeito detox?

Alimentação Bem-estar
02 de Março, 2022
Suco de melancia com gengibre emagrece? Tem efeito detox?

Quem está tentando diminuir uns quilinhos na balança ou apenas querendo desinchar após um final de semana de excessos, já deve ter apostado em um suco detox para potencializar a perda de peso e eliminar a retenção de líquidos. Uma das opções da bebida é misturar a deliciosa fruta melancia com o famoso tempero gengibre. Mas, será que suco de melancia com gengibre emagrece e tem mesmo efeito detox?

Suco de melancia com gengibre emagrece: verdade ou mito?

A melancia possui 92% de água, fator essencial para não descuidar da hidratação. Aliados à água, o magnésio e o potássio presentes na fruta dão uma forcinha no desconforto causado pelo inchaço. Em dias mais quentes, quando o corpo tende a acumular mais líquidos, a dica é apreciar a fruta (a porção de 100g possui 31 kcal), seja em pedaços ou em forma de suco. 

Já o gengibre é um termogênico natural. Além disso, pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais.

Ou seja, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente. 

Mas, por que muita gente ainda fala que o suco de melancia com gengibre emagrece? Isso acontece porque os dois são termogênicos, isto é, tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Ou seja, a receita pode até dar um empurrãozinho, mas não é mágica.

Receita de suco de melancia com gengibre

Ingredientes

  • 1 fatia média de melancia
  • 1 limão 
  • 10 gramas de gengibre 
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes e beba sem coar. 

Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas