Suco de maçã com gengibre emagrece? Acelera o metabolismo?
Quem busca perder peso já ouviu por aí muitas receitas que prometem ajudar a atingir o objetivo de maneira rápida. Muita gente diz, por exemplo, que suco de maçã com gengibre emagrece, justamente pelas propriedades termogênicas da raiz, que fazem com que o metabolismo fique mais acelerado. Mas, será que a ideia é verdadeira?
Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre
Suco de maçã com gengibre emagrece?
Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios.
Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente.
Mas, por que muita gente ainda fala que suco de maçã com gengibre emagrece? Isso acontece porque o gengibre é um termogênico, isto é, tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Ou seja, a receita pode até dar um empurrãozinho, mas não é mágica.
Até porque cada metabolismo reage de forma diferente e, muitas vezes, os termogênicos (em excesso) são contraindicados para algumas pessoas. Por fim, também não adianta encher o estômago de suco de maçã com gengibre e ter uma alimentação nada saudável.
Receita de suco de maçã com gengibre
Ingredientes
- 1 maçã inteira com casca
- 1/2 limão
- 5 gramas de gengibre em pó
- 100 ml de água
Modo de preparo
Corte a maçã ao meio, com casca, e remova os caroços. Bata no liquidificador com os demais ingredientes. A casca da maçã é rica em nutrientes. Por isso, não é necessário coar o suco.