Sorriso perfeito: confira 5 dicas simples

7 de abril, 2022

A maior aliada que você pode ter para um sorriso impecável é a saúde da sua boca. Gengivas saudáveis, dentes sempre bem escovados e limpos, higiene da língua, estão entre os principais artifícios para evitar o mau hálito, tártaro, cáries e, consequentemente, manter um sorriso perfeito e saudável. A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde, traz algumas dicas. Confira:

Leia mais: Mitos da saúde bucal: cuidado com as dicas de internet

5 dicas para ter o sorriso perfeito

Uma das principais causas do mau hálito vem da gengiva

Bruna alerta para sempre ficar de olho nas gengivas. “Gengivas com sensibilidade, vermelhidão, que apresentam inchaço na escovação ou sangramento indicam problema gengival. Essa inflamação ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, um dos principais problemas ocasionados pela falta de cuidados com a gengiva. Como consequência, podem causar gengivite, mau hálito, periodontite, problemas no suporte dos dentes e tártaro” explica a especialista.

Leia mais: Inflamação da gengiva pode contribuir para a proliferação do coronavírus

O tártaro afeta a saúde da boca e atrapalha o sorriso perfeito

O tártaro consiste no endurecimento da placa bacteriana ou no biofilme dental presente na superfície dos dentes. Dessa forma, ele acaba adquirindo um aspecto de crosta de cor amarelada ou esbranquiçada. “O tártaro, ou cálculo dental, pode ser formado em volta dos dentes e, ou, dentro da gengiva. Ele acontece devido à calcificação da placa bacteriana que não foi removida corretamente durante a escovação dos dentes.” esclarece Bruna Conde.

Além disso, o tártaro também pigmenta com facilidade, deixando o dente manchado com cores que vão do esverdeado, marrom e até preto. “E dependendo dos hábitos do paciente, do estilo de vida e do tempo de permanência na boca acaba acarretando na halitose (mau hálito) e amolecimento dos dentes.” complementa a dentista.

Para evitar o tártaro, escove bem os dentes após as principais refeições, nunca durma sem escovar os dentes e passe fio dental todos os dias. Ademais, não tente removê-lo por conta própria com a unha, palitos ou espátulas e visite o dentista pelo menos duas vezes ao ano para uma raspagem profissional, bem executada, ou seja, não apenas profilaxia, polimento ou raspagem em alguns dentes.

A língua também possui um importante papel para alcançar o sorriso perfeito

Bactérias que se acumulam na língua são responsáveis por causar mau hálito e a saburra lingual, popularmente conhecida como língua branca, que é formada a partir do acúmulo de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca. Como consequência, gera condições propícias para a formação e o acúmulo de placas bacterianas.

Dessa forma, um dos erros mais comuns é escovar os dentes e esquecer de higienizar a língua. “Não adianta ter os dentes limpos e a língua suja. Além de contribuir para o mau hálito, as bactérias presentes na língua podem ir para os dentes e vice e versa prejudicando a saúde bucal completa do paciente” explica a dentista.

Por isso, a Dra. Bruna ressalta a importância de escovar bem a língua quando for escovar os dentes, fazer a raspagem da língua, ingerir alimentos que ajudam na limpeza bucal (alimentos que possuem fibra) e beber muita água ao longo do dia.

Pode usar qualquer tipo de enxaguante bucal?

Estes produtos são muitos variados e possuem substâncias especificas para diferentes problemas, como sensibilidade dental, mau hálito, entre outros. Por isso, antes de escolher um enxaguante, converse com seu dentista para verificar o mais indicado e se é necessário utilizar todos os dias ou não, tudo dentro do seu caso.

Como escolher a pasta de dente?

Pastas dentais que prometem clarear os dentes, por exemplo, não passam de mito. De acordo com a dentista, essas pastas são abrasivas, ou seja, trazem desgastes para o esmalte dentário. Como resultado, podem gerar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental. Por isso, o ideal é fazer uma avaliação com o especialista odontológico para ter o auxilio do reconhecimento de qual creme dental é o ideal para limpar bem os seus dentes sem haver desgastes.

Além das dicas citadas acima, de qualquer forma é imprescindível as consultas regulares com seu dentista, é importante que o profissional seja capacitado e especializado em saúde bucal, para que possa avaliar seu caso e te auxiliar na saúde da sua boca e para que você consiga conquistar o tão sonhado sorriso perfeito.

Leia mais: Afinal, quais hábitos prejudicam os dentes? Veja quais são e como evitá-los

Fonte: Dra Bruna Conde, Cirurgiã Dentista – CRO SP 102038.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.