Sofrito: como fazer receita mediterrânea que pode ajudar a emagrecer?

Alimentação Bem-estar
31 de Outubro, 2023
Sofrito: como fazer receita mediterrânea que pode ajudar a emagrecer?

Alguns pratos simples e rápidos de se preparar podem trazer benefícios à saúde, como é o caso do sofrito, uma receita mediterrânea. Trata-se de um refogado de tomate com azeite de oliva extravirgem, cebola e alho. Essa é a base da culinária do mediterrâneo.

A novidade é que uma pesquisa feita com animais revelou que esse refogado é capaz de modificar o metabolismo, restringindo o ganho de peso. Entenda mais sobre o estudo.

Leia mais: Berberina: suplemento funciona como “ozempic natural”?

Sofrito: detalhes sobre o estudo

Publicado na revista Antioxidants, a pesquisa complementa os resultados de outro estudo. Nesse caso, ratos com propensão à obesidade que receberam a suplementação do refogado na dieta, apesar de terem ingerido mais ração e energia, obtiveram o mesmo ganho de peso dos que não receberam. No estudo atual, pesquisadores identificaram compostos relativos ao consumo de sofrito e possíveis alterações nos órgãos que explicam esse efeito.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens de pesquisa. Por exemplo, análise do perfil de metabólitos e de expressão gênica no plasma sanguíneo, no fígado e no tecido adiposo dos animais testados.

Então, os pesquisadores avaliaram quatro grupos de animais. Metade deles eram animais normopeso (com o peso considerado ideal) e a outra com propensão à obesidade. Por um período de oito semanas, os dois grupos receberam uma dieta com suplementação de sofrito. Além disso, outros grupos receberam a mesma dieta, mas sem o refogado.

“Da quantidade total da ração, 2% era de sofrito, percentual que corresponde à ingestão média de tomate pela população espanhola”, conta José Fernando Rinaldi de Alvarenga, primeiro autor do artigo.

Leia também: Sopas frias para o verão: 13 opções deliciosas e refrescantes

Resultados

Após analisarem os órgãos e tecidos dos animais, os pesquisadores identificaram, no fígado, o butanodiol. “Nossa hipótese para explicar os efeitos do sofrito é a presença desse composto, presente somente nos animais que ingeriram o refogado, que é descrito na literatura como um precursor dos corpos cetônicos – substâncias que ativam o metabolismo energético”, afirma Alvarenga.

Além disso, os pesquisadores também investigaram as mudanças no tecido adiposo, mas não encontraram alterações substanciais. “Observamos que o sofrito favorece alterações que levam à oxidação de lipídios, mas não encontramos mudanças significativas de composição”, diz Alvarenga.

Os pesquisadores notaram, ainda, que os animais que comeram o refogado tinham mais diglicerídeos, isto é, reservas de energia. Por outro lado, os animais que não receberam a suplementação tinham mais triglicerídeos. “Isso pode indicar uma mudança metabólica que levou à quebra dessas moléculas, o que também pode favorecer o não ganho de peso”, acrescenta o pesquisador.

Apesar de ser um importante aliado de uma alimentação saudável, Alvarenga destaca que o sofrito não é uma fórmula mágica para o emagrecimento.

Sofrito: como fazer a receita mediterrânea?

O sofrito inclui uma mistura de ingredientes aromáticos, como cebola, alho, pimentões e tomate, por exemplo. O refogado é utilizado em pratos como paella, arroz, sopas, guisados e muito mais. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 cebola média, finamente picada
  • 2-3 dentes de alho, picados
  • 1 ou 2 pimentões (pode ser verde, vermelho ou amarelo), finamente picados
  • 2 tomates médios, picados ou 1 xícara de tomate triturado enlatado
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto, além de outros temperos opcionais, como páprica, cominho, orégano, etc.

Modo de preparo

Primeiramente, prepare todos os ingredientes, picando-os finamente. Em seguida, em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Então, adicione a cebola picada e os pimentões à panela e refogue por cerca de 5 minutos, até que fiquem macios. Adicione o alho picado e refogue por mais 1-2 minutos.

Adicione os tomates picados (ou o tomate triturado enlatado) à panela e cozinhe por mais 5-10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os tomates estejam bem cozidos e o líquido tenha evaporado. Tempere com sal, pimenta e quaisquer outros temperos desejados, como páprica, cominho, etc. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente, para permitir que os sabores se misturem bem.

Fonte: Agência Fapesp.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva