Sofrito: como fazer receita mediterrânea que pode ajudar a emagrecer?
Alguns pratos simples e rápidos de se preparar podem trazer benefícios à saúde, como é o caso do sofrito, uma receita mediterrânea. Trata-se de um refogado de tomate com azeite de oliva extravirgem, cebola e alho. Essa é a base da culinária do mediterrâneo.
A novidade é que uma pesquisa feita com animais revelou que esse refogado é capaz de modificar o metabolismo, restringindo o ganho de peso. Entenda mais sobre o estudo.
Leia mais: Berberina: suplemento funciona como “ozempic natural”?
Sofrito: detalhes sobre o estudo
Publicado na revista Antioxidants, a pesquisa complementa os resultados de outro estudo. Nesse caso, ratos com propensão à obesidade que receberam a suplementação do refogado na dieta, apesar de terem ingerido mais ração e energia, obtiveram o mesmo ganho de peso dos que não receberam. No estudo atual, pesquisadores identificaram compostos relativos ao consumo de sofrito e possíveis alterações nos órgãos que explicam esse efeito.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram múltiplas abordagens de pesquisa. Por exemplo, análise do perfil de metabólitos e de expressão gênica no plasma sanguíneo, no fígado e no tecido adiposo dos animais testados.
Então, os pesquisadores avaliaram quatro grupos de animais. Metade deles eram animais normopeso (com o peso considerado ideal) e a outra com propensão à obesidade. Por um período de oito semanas, os dois grupos receberam uma dieta com suplementação de sofrito. Além disso, outros grupos receberam a mesma dieta, mas sem o refogado.
“Da quantidade total da ração, 2% era de sofrito, percentual que corresponde à ingestão média de tomate pela população espanhola”, conta José Fernando Rinaldi de Alvarenga, primeiro autor do artigo.
Leia também: Sopas frias para o verão: 13 opções deliciosas e refrescantes
Resultados
Após analisarem os órgãos e tecidos dos animais, os pesquisadores identificaram, no fígado, o butanodiol. “Nossa hipótese para explicar os efeitos do sofrito é a presença desse composto, presente somente nos animais que ingeriram o refogado, que é descrito na literatura como um precursor dos corpos cetônicos – substâncias que ativam o metabolismo energético”, afirma Alvarenga.
Além disso, os pesquisadores também investigaram as mudanças no tecido adiposo, mas não encontraram alterações substanciais. “Observamos que o sofrito favorece alterações que levam à oxidação de lipídios, mas não encontramos mudanças significativas de composição”, diz Alvarenga.
Os pesquisadores notaram, ainda, que os animais que comeram o refogado tinham mais diglicerídeos, isto é, reservas de energia. Por outro lado, os animais que não receberam a suplementação tinham mais triglicerídeos. “Isso pode indicar uma mudança metabólica que levou à quebra dessas moléculas, o que também pode favorecer o não ganho de peso”, acrescenta o pesquisador.
Apesar de ser um importante aliado de uma alimentação saudável, Alvarenga destaca que o sofrito não é uma fórmula mágica para o emagrecimento.
Sofrito: como fazer a receita mediterrânea?
O sofrito inclui uma mistura de ingredientes aromáticos, como cebola, alho, pimentões e tomate, por exemplo. O refogado é utilizado em pratos como paella, arroz, sopas, guisados e muito mais. Veja como fazer:
Ingredientes
- 1 cebola média, finamente picada
- 2-3 dentes de alho, picados
- 1 ou 2 pimentões (pode ser verde, vermelho ou amarelo), finamente picados
- 2 tomates médios, picados ou 1 xícara de tomate triturado enlatado
- 1/4 de xícara de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto, além de outros temperos opcionais, como páprica, cominho, orégano, etc.
Modo de preparo
Primeiramente, prepare todos os ingredientes, picando-os finamente. Em seguida, em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Então, adicione a cebola picada e os pimentões à panela e refogue por cerca de 5 minutos, até que fiquem macios. Adicione o alho picado e refogue por mais 1-2 minutos.
Adicione os tomates picados (ou o tomate triturado enlatado) à panela e cozinhe por mais 5-10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os tomates estejam bem cozidos e o líquido tenha evaporado. Tempere com sal, pimenta e quaisquer outros temperos desejados, como páprica, cominho, etc. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente, para permitir que os sabores se misturem bem.
Fonte: Agência Fapesp.