Berberina: O que é, benefícios e como consumir

12 de dezembro, 2019

A berberina é um suplemento que torna-se mais popular a cada dia. Originária das plantas, essa substância é geralmente encontrada em raízes, caules, rizomas e cascas. É considerada fitoterápica e utilizada na antiga medicina chinesa há milênios. Hoje, seu uso mais comum é na forma de suplemento. 

Benefícios da berberina 

Menores picos glicêmicos

Ainda mais, a substância pode ajudar na resistência à insulina, ou seja, regulando-a, como também auxiliando os tecidos que têm dificuldade em absorver a glicemia corretamente. Além disso, trabalha na quebra de açúcar do sangue e reduz a produção de açúcar no fígado

Ajuda na perda de peso

Com certeza, devido à atuação na melhora do funcionamento hormonal, o emagrecimento é facilitado pela berberina, pois hormônios como a insulina e, igualmente, a leptina deixam de atrapalhar esse processo. 

Leia mais: 5 suplementos naturais que ajudam a emagrecer

Combate a diabetes 

Outrossim, auxiliando o funcionamento da medicação para a diabetes, a berberina é uma aliada no combate dessa doença. Isso deve-se, portanto, ao seu efeito hipoglicemiante.

Ademais, seus benefícios à saúde não param por aí: a berberina pode também reduzir a pressão arterial, bem como ajudar na cicatrização de ferimentos, tal qual proteger o cérebro de doenças degenerativas.

Leia mais: Diabetes: O que é, tipos, sintomas e tratamento

Como consumir a berberina

A berberina é usualmente consumida como suplemento, geralmente em cápsulas. Em princípio, a dosagem recomendada é 500 mg, três vezes ao dia.

Leia mais: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo