Berberina: suplemento funciona como “ozempic natural”?
A berberina é um suplemento fitoterápico originário das plantas, encontrada em raízes, caules, rizomas e cascas. Utilizada na antiga medicina chinesa há milênios, traz diversos benefícios para a saúde. As principais indicações que possuem evidências clínicas, apesar de ainda serem limitadas, são para reduzir o colesterol e regular a glicose no sangue, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2, quando associada a outros tratamentos.
Por essa razão, ganhou fama como o “Ozempic natural”, referindo-se ao famoso medicamento utilizado por pessoas com diabetes, além de ajudar a emagrecer. Mas será que o fitoterápico realmente pode ajudar nesse objetivo?
Leia mais: Afinal, Ozempic emagrece? O que é o remédio, indicações e efeitos colaterais
Benefícios da berberina
Controle da glicose no sangue
A berberina pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, tornando-a potencialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina.
Melhora do perfil lipídico
A berberina pode ajudar a reduzir os níveis de lipídios no sangue, como o colesterol total, o LDL colesterol (colesterol ruim) e os triglicerídeos. Assim, pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular.
Perda de peso
Alguns estudos sugerem que a berberina pode ajudar na perda de peso, provavelmente através da regulação do metabolismo e da redução do apetite.
Propriedades anti-inflamatórias
A berberina demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico em condições inflamatórias crônicas.
Função hepática
A berberina pode ter um efeito protetor no fígado, prevenindo, então, doenças hepáticas, como a cirrose.
Saúde digestiva
A berberina pode ser útil no tratamento de distúrbios gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável (SII) e a disbiose intestinal.
Propriedades antimicrobianas
A berberina tem atividade antimicrobiana e pode ser eficaz contra bactérias, fungos e parasitas.
Saúde do coração
Alguns estudos sugerem que a berberina pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, incluindo a redução da pressão arterial, por exemplo.
Potencial no tratamento do câncer
Pesquisas preliminares sugerem que a berberina pode ter propriedades anti-câncer, embora mais estudos sejam necessários para confirmar seu potencial nesse campo.
Berberina pode ser considerada um Ozempic natural?
Alguns estudos demonstram que a berberina pode melhorar o controle do açúcar no sangue, reduzir os níveis de colesterol e ajudar na perda de peso leve, com uma redução média de aproximadamente quatro a cinco quilos.
Esse fato levou as pessoas a experimentá-la como substituta de medicamentos para perda de peso, como a semaglutida, o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy, ou a tirzepatide, o ingrediente ativo encontrado no Mounjaro. No entanto, especialistas e entidades médicas não recomendam usar a berberina como substituto desses medicamentos, mas ele pode ser um complemento durante o tratamento.
Afinal, a berberina ajuda a emagrecer?
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, as evidências científicas sobre a perda de peso com berberina ainda são inconclusivas. No entanto, um estudo mostrou que tomar o suplemento diariamente, via oral, pode ajudar a reduzir o índice de massa corporal (IMC), da circunferência da cintura e no peso corporal.
A berberina pode causar efeitos colaterais?
A berberina, utilizada por via oral, pode causar efeitos adversos. Por exemplo, dor abdominal e distensão, constipação, diarreia, flatulência, náuseas, vômitos e dor de cabeça. Além disso, pode interagir com determinados medicamentos, como aqueles tomados para diabetes e hipertensão, podendo prejudicar o controle dessas doenças. Por isso, o consumo não deve ocorrer sem a orientação de um profissional de saúde.
Quem pode usar berberina?
A maioria das pessoas pode utilizar a berberina, com exceção de crianças, gestantes e lactantes.
Como consumir a berberina
Em geral, a berberina é consumida na forma de suplementos. No entanto, é importante seguir as recomendações de dosagem e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação. Isso porque a dosagem e a forma de consumo podem variar dependendo da finalidade do uso e das necessidades individuais.
De todo modo, a dosagem geralmente fica na faixa de 500 a 1500 mg por dia, dividida em doses menores ao longo do dia. Por fim, especialistas recomendam tomar suplementos de berberina com as refeições, o que ajuda a reduzir o risco de efeitos colaterais gastrointestinais, como desconforto estomacal.
Referência: Conselho Federal de Farmácia.