Shampoo anticaspa pode ressecar o cabelo: saiba como evitar

24 de março, 2022

O shampoo anticaspa é uma verdadeira salvação para as pessoas que sofrem com aqueles pontinhos brancos inconvenientes no couro cabeludo.

Por ser um problema aparentemente simples de resolver, contudo, muitas pessoas acabam lançando mão deste produto sem antes receber orientações de um profissional – e aí é que está o erro.

Leia também:

Isso porque, segundo a dermatologista Camila Azzini, de Santa Catarina, o shampoo que age contra a dermatite seborreica (como é chamada a caspa) pode, sim, deixar o cabelo ressecado caso não seja usado da forma certa.

Como usar o shampoo anticaspa

Mesmo ajudando a acabar com os pontinhos brancos na cabeça, o shampoo anticaspa pode causar um outro inconveniente se não for usado da forma certa: o ressecamento dos fios.

Apesar de poder ser usado todos os dias pelas pessoas que sofrem com a dermatite seborreica, Camila explica que o produto retira a oleosidade do cabelo, deixando-o mais seco.

Para evitar que isso aconteça, contudo, é necessário aplicá-lo da maneira correta.

Leia também: Lavar o cabelo todos os dias pode prejudicar os fios?

“Este produto deve ser aplicado só no couro cabeludo, fazendo com que ele entre em contato apenas com a raiz”, ela orienta.

“Com isso, você evita que sua fórmula cause o efeito de ressecamento no comprimento e nas pontas do cabelo”, completa.

Outra forma de proteger ainda mais o cabelo nos casos em que o shampoo anticaspa é usado diariamente é apostar em um óleo para fazer umectação. Trata-se de um tratamento que ajuda a nutrir os fios, repor a oleosidade necessária para eles e recuperar os cabelos danificados.

A indicação da dermatologista, neste caso, é o óleo de coco https://vitat.com.br/oleo-de-coco/. Contudo, você pode escolher outro de sua preferência.

Leia também: Óleo de algodão para cabelos: benefícios e como usar da forma correta

“Passe antes de entrar no banho e deixe uns 15 minutos na umectação. Depois, lave o cabelo com o shampoo anticaspa – mas somente na raiz! – e enxagua normalmente”, ela explica.

E finaliza: “O óleo de coco terá a função de proteger seu cabelo da ação do shampoo no comprimento e nas pontas dos fios”.

Fonte: Camila Azzini, dermatologista de Florianópolis, Santa Catarina.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.