Sementes de mostarda: Propriedades e benefícios

Alimentação Bem-estar
03 de Setembro, 2020
Sementes de mostarda: Propriedades e benefícios

As sementes de mostarda são a origem do famoso molho de mostarda, conhecido por seu sabor amargo. Mas, diferente do molho industrializado, as sementes são ricas em diversas propriedades nutritivas, como antioxidantes, minerais e vitaminas.

Benefícios das sementes de mostarda

Ajudam a fortalecer a imunidade

Naturalmente anti-inflamatórias e ricas em antioxidantes, as sementes de mostarda ajudam a combater inflamações no corpo e, portanto, previnem que doenças prejudiquem o organismo. Além dos antioxidantes, elas contêm vitamina A e vitamina C, ambas anti-inflamatórias.

Combatem a prisão de ventre

Além dos antioxidantes, fibras também são abundantes na composição das sementes. Por isso, seu consumo favorece o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e, portanto, combatendo a prisão de ventre (constipação).

Reduz o risco de osteoporose

Não é só o cálcio o único mineral importante para a saúde dos ossos. Na verdade, o selênio é tão importante quanto. As sementes de mostarda são ricas nesse mineral e, por isso, favorecem a força e a saúde dos ossos, além de reduzir o risco de osteoporose.

Leia mais: Selênio pode reduzir o risco de osteoporose?

Protege a saúde do coração

Além do selênio, o magnésio é outro mineral bastante presente nas sementes. Entre as muitas funções que esse mineral cumpre no corpo, está a regulação do batimento cardíaco, bem como o controle da pressão arterial. Portanto, consumir alimentos ricos em magnésio atua a favor garantir a saúde cardiovascular. Além disso, as sementes também contêm ômega-3, ácido graxo que controla o colesterol.

Leia mais: Magnésio x coração: Conheça os benefícios do mineral

Facilita a queima de gordura corporal

Ainda, as sementes são termogênicas, ou seja, provocam a maior queima de calorias no processo da digestão, aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que ajuda na queima de gordura corporal (tecido adiposo).

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina