Saxenda emagrece? Para que serve e como usar o remédio

22 de outubro, 2019

Não é só de dieta que vivem as pessoas que tentam emagrecer. Saxenda é um medicamento injetável que ficou famoso ao prometer a perda de peso rápida, podendo chegar a até 10% do total. 

Utilizado para o tratamento da obesidade ou sobrepeso, o método vem chamando atenção desde 2014. Mas, apenas em fevereiro de 2016 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser vendido no Brasil. 

Seu princípio ativo, Liraglutide, foi comercializado para o tratamento do diabetes. Chamado de agonista do receptor do GLP-1, é o hormônio que o nosso intestino libera quando detecta a presença de nutrientes. Assim, ele avisa o cérebro sobre a presença de comida e logo o corpo não recebe mais os impulsos da fome. Ou seja, a pessoa perde a vontade de comer. 

Conhecido pelo nome comercial de Victoza, o saxenda melhora a liberação do hormônio da insulina. Consequentemente, melhora os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes. Ao longo do tempo, as pesquisas perceberam que estes pacientes perdiam peso. E foi a partir daí que o tratamento passou também para pacientes com obesidade, apesar de não ser um método de emagrecimento recomendado por especialistas. 

Leia também: Sibutramina: Para que serve e efeitos colaterais

Indicação

A medicação indicada para a perda de peso precisa ser prescrita por um médico que acompanhe também durante o tratamento. Ou seja, Saxenda deve ser usado em adultos com índice de massa corporal acima de 30 kg/m2 ou 27 kg/m2 de IMC com relação ao excesso de peso, como colesterol alterado, hipertensão ou diabetes tipo 2. Importante aliar o remédio a dieta e atividade física.

Saxenda: Para que serve e como tomar

O medicamento é vendido em farmácias convencionais com prescrição médica. Mas, o preço pode variar entre R$ 660 e 745 reais, e cada caixa contém 3 canetas, quantidade suficiente para 3 meses de tratamento. Saxenda tem aplicação subcutânea e é semelhante às canetas de insulina, já vem com as doses preparadas para a auto aplicação. Assim, o paciente deve encaixar a agulha na ponta e o medicamento fica em um cartucho no compartimento central. A parte de cima tem uma rotação com o visor marcando as dosagens. 

Leia também: Fluoxetina: Para que serve e como usar

A posologia recomendada pelo fabricante é de uma aplicação por dia, debaixo da pele do abdômen, coxa ou braço, e a qualquer hora, independente dos horários das refeições. Mas, não deve ser ultrapassada a dose máxima de 3 mg.

Efeitos colaterais

Foram relatados efeitos relacionados ao desenvolvimento de cálculo em vesícula, pancreatite e risco de hipoglicemia. Outros sintomas incluem enjoo, vômito, diarreia, prisão de ventre e perda de apetite.

Saxenda emagrece?

Saxenda serve apenas para auxiliar no processo de emagrecimento controlando a saciedade. Para um melhor resultado, é preciso reduzir o ganho calórico e aumentar a prática de atividade física, além de iniciar a reeducação alimentar para manter a alimentação saudável após o tratamento.

Vale salientar, que o medicamento que citamos nesta matéria deve ser utilizado APENAS COM PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.