Sapoti: Conheça os benefícios da fruta

14 de fevereiro, 2020

O sapoti, também conhecido como sapota, é uma fruta de casca marrom, original da América Central, mas comum em demais partes do mundo, especialmente na Índia, cujo clima é subtropical. No Brasil, é mais facilmente encontrado em regiões mais quentes. 

De sabor doce e polpa suculenta, o fruto do sapotizeiro é cheio de boas propriedades, especialmente vitaminas e minerais essenciais. Entre suas propriedades, as vitaminas do complexo B e a C são algumas das mais abundantes. Não só, minerais como ferro, fósforo e cálcio também merecem destaque. 

Benefícios do sapoti 

Combate a febre

Graças às propriedades medicinais, ele é ótimo para a saúde. Assim, um dos benefícios mais populares do sapoti é a sua eficácia em combater, entre outras coisas, dores de cabeça e a febre. 

Leia mais: O que é inflamação do organismo e porque ela faz tão mal

Previne a retenção de líquido

O fruto é também conhecido por suas propriedades diuréticas, as quais combatem a retenção hídrica. Dessa forma, evita o aparecimento de celulites no corpo e o inchaço.

Leia mais: Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos

Melhora a função intestinal

Rico em fibras, também beneficia a flora intestinal, de forma que facilita o funcionamento do intestino. Assim, previne o inchaço e ajuda no emagrecimento. 

Leia também: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Como consumir o sapoti

Ainda, há muitas formas de consumir a fruta, entretanto, ela é mais comumente encontrado em sobremesas.

  • Doces
  • Compotas 
  • Salada de frutas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo