Como preparar saladas nutritivas e saborosas

8 de janeiro, 2020

A salada é praticamente um item obrigatório para quem busca uma melhor qualidade de vida. Isso porque é um alimento leve, nutritivo e cheio de benefícios para a saúde. Podem ser fonte de vitaminas, sais minerais e tem grande capacidade de saciedade, dependendo da escolha dos ingredientes. Siga as nossas dicas e prepare saladas nutritivas e saborosas.

A base da salada

O primeiro passo para montar a sua salada é escolher folhas de baixa caloria e ocupar cerca de três quartos do seu prato com elas. Prefira folhas escuras, como a alface romana, couve ou espinafre. Elas contêm mais vitaminas e minerais do que a alface americana, por exemplo.

Ingredientes complementares

Em seguida, é hora de trazer cores vibrantes e crocância para o seu prato. Não se esqueça de escolher os vegetais menos calóricos e com baixo teor de gordura, como alguma das opções abaixo:

Leia mais: Melhores ingredientes para saladas

Para variar a salada do dia a dia você pode apostar em frutas, como tangerina, maçã ou morangos fatiados. Além de trazerem doçura para a sua refeição, eles deixarão as suas saladas mais nutritivas. Um dos erros mais comuns é acrescentar ingredientes extras e disparar o índice de calorias da salada. Por isso, fique atento:

  • salada de batata (½ xícara) – 179 calorias
  • salada de atum (½ xícara) – 192 calorias
  • queijo azul (100 ml) – 100 calorias
  • amendoim (1 colher de sopa) – 50 calorias

Adicionar queijos em uma salada é realmente muito saboroso, mas não é a alternativa menos calórica. Uma dica para não abrir mão desse item é usar queijo ralado, já que a quantidade será muito menor e vai trazer um sabor especial para a salada.

Acrescente proteínas

Caso queira deixar a sua refeição ainda mais completa, você pode adicionar uma proteína. Confira as melhores opções:

Para os vegetarianos e veganos também há outras opções de proteínas:

  • tofu
  • lentilhas
  • grão de bico

O tempero final

A última parte merece uma atenção especial porque pode arruinar o seu prato se a escolha não for adequada: o tempero da sua salada. Opte por temperos frescos e naturais, os molhos prontos vendidos em supermercados costumam conter centenas de calorias e incontáveis gramas de gordura saturada. 

Leia também: Os molhos mais saudáveis para colocar na salada

Prepare molhos com limão, ervas, mostarda ou cebola para não aumentar as calorias da salada. Molho de vinagrete também é uma ótima alternativa, mas é importante dosar a quantidade de azeite, mesmo sendo uma gordura boa.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí