Salada de abacate, cogumelos e beterraba

9 de janeiro, 2020

Quer dar uma repaginada no seu menu de saladas e deixá-las mais incrementadas? A nossa sugestão é a salada de abacate, cogumelos e beterraba, uma opção carregada de antioxidantes, vegetais repletos de fibras e gorduras saudáveis. 

Assim, com a chegada do verão, os alimentos mais frescos estão em altas e a salada de abacate, cogumelos e beterraba é ideal para esses dias. O abacate é uma das frutas que mais se destaca por sua qualidade nutricional. É rico em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por exemplo. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Mas, essa versão também leva folhas de Matzá, um alimento muito conhecido na culinária Judaica, que é feito com farinha branca e água. Além do sabor característico, esse ingrediente acrescentará uma textura crocante na salada. Portanto, não deixe de conferir.

Leia também: Como preparar saladas nutritivas e saborosas

Salada de abacate, cogumelos e beterraba

salada de abacate

Ingredientes

  • 4 tampas de cogumelos portobello médios
  • ¼ xícara de suco de limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 140g de couve
  • 230g de beterraba pré cozida picada
  • 2 abacates maduros em fatias finas
  • 2 folhas de Matzá trituradas em pedaços pequenos

Modo de preparo

Em uma assadeira, borrife o spray antiaderente nas tampas de cogumelos e polvilhe ½ colher de chá de sal. Asse a 230°C por 20 minutos ou até ficar macio.

Em seguida, bata o suco de limão, o azeite, a cebola e ¼ colher de chá de sal e pimenta. Misture metade com couve e beterraba.

Logo após, divida entre os pratos de servir. Cubra com abacates, matza e cogumelos, em fatias finas.

Logo depois, sirva com o restante do molho ao lado.

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí