Sal amargo: O que é, como é feito ebenefícios

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2020
Sal amargo: O que é, como é feito ebenefícios

O sal amargo, também chamado de sal de Epsom, é composto por sulfato de magnésio e produzido por laboratórios com a finalidade de promover determinados benefícios para a saúde, como o efeito laxante e ação anti-inflamatória.

Não só, é uma forma de suplementar magnésio, mineral muito importante para a saúde, ainda que a suplementação com dimalato de magnénio seja mais recomendada. No entanto, apesar de seus múltiplos benefícios, ele não deve ser usado sem recomendação e auxílio médico.

Benefícios e como usar o sal amargo

Ajuda na digestão

Naturalmente laxante, o sal amargo ajuda na digestão e previne problemas como a prisão de ventre e a sensação de azia.

Leia também: Laxantes naturais: Alimentos que ajudam o intestino preguiçoso

Alivia dores musculares

Não só, por ser relaxante e analgésico, ajuda a aliviar dores musculares. A dor muscular pode estar associada ao humor, por exemplo, sendo derivada do estresse. Além disso, pode ser um efeito colateral da prática de exercícios físicos.

É relaxante e anti-inflamatório

O sal também é bastante usada no preparo de banhos de imersão. Os banhos são usados principalmente com a finalidade de aliviar ansiedade e estresse. Não apenas a saúde mental se beneficia da prática, mas a saúde física também. Em suma, o banho pode ajudar a aliviar inflamações de diversos tipos e auxiliar no tratamento de condições como artrite, bursite, flebite, tendinite e fibromialgia.

Leia mais: Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

Pode ser usado como esfoliante

Ainda, pode ser usado em favor da saúde e da aparência da pele, principalmente na forma de esfoliante. Com a esfoliação, promove a limpeza da pele. Não só, pode ajudar em casos de unhas encravadas. De todo modo, não deixe de consultar um dermatologista antes do uso.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do sal amargo

O sal amargo pode causar diarreia, indisposição e dores abdominais. É contraindicado para pacientes de disfunção renal, para crianças com menos de 2 anos ou com vermes intestinais e para gestantes. Ainda, deve ser evitado em casos de de obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, colite ulcerativa e outras inflamações do intestino.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram