Rugas código de barras: como tratar as rugas ao redor dos lábios?

31 de março, 2022

As marcas de expressão fazem parte do nosso processo natural de envelhecimento, e elas não são nada agradáveis. Porém, algumas podem surgir antes, como as rugas ‘código de barras’, aquelas linhas verticais ao redor da boca. 

“São rugas perpendiculares aos lábios que surgem pelo movimento da musculatura ao redor da boca dos lábios, realizadas pelo músculo orbicular”, informa a Dra. Edileia Bagatin, dermatologista e coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Como surgem as rugas de código de barras?

Muitas pessoas sabem da necessidade de cuidar da saúde e se preocupam em manter uma aparência mais saudável à medida que envelhecem.  

Porém, inevitavelmente, a redução da produção de colágeno e o envelhecimento favorecem o aparecimento das linhas verticais ao redor dos lábios.

“Essas rugas são desencadeadas, principalmente, pela contração do músculo orbicular, e acentuadas também em pessoas fumantes ou que tocam instrumentos de sopro, por exemplo”, acrescenta a Dra. Edileia Bagatin.

Além dessas pessoas que utilizam muito essa musculatura, existem fatores naturais como a idade e o envelhecimento cronológico.

Segundo a especialista, a exposição ao sol também é um agravante para o surgimento das rugas código de barras: “o sol é responsável por 85% do envelhecimento da nossa pele”. 

Portanto, as rugas ao redor dos lábios se superpõem a esses 3 fatores: pessoas que utilizam bastante essa musculatura ao redor dos lábios, o envelhecimento e a exposição aos raios solares. 

O que fazer quando aparecer rugas ao redor dos lábios?

As linhas podem aparecer mais acentuadas nas laterais da boca, na parte superior ou inferior dos lábios. Mas o que pode ser feito quando essas linhas se desenvolverem ao redor dos nossos lábios? 

Se você sentir o surgimento das rugas de código de barra e for fuamnte, a dermatologista aconselha a parar de fumar, pois isso já ajuda.

Além disso, outra recomendação da Dra. Edileia Bagatin é manter a proteção da pele contra o sol. Portanto, utilize filtro solar diariamente, principalmente no rosto. 

“Costumo orientar aos pacientes esse cuidados de beleza citados, além de limpeza da pele, hidratação, fotoproteção e uso de substâncias com o ácido retinóico e vitamina C”, conta a médica.   

Leia também: Quer evitar rugas? Corte esses alimentos do cardápio

Tratamentos para as rugas códigos de barras  

É importante reforçar que os melhores tratamentos indicados para tratar as rugas código de barras devem ser indicados após uma avaliação médica, que poderá avaliar a quantidade e o grau de rugas

Geralmente, são usadas algumas técnicas para amenizar os códigos de barra ao redor da boca, que podem ser realizadas isoladas ou combinadas. Veja quais são, abaixo:

  • Preenchimento com botox: Esse tratamento relaxa a musculatura ao redor dos lábios, mas precisa ser feito com uma dose muito baixa para não prejudicar a função da boca, como passar a babar ou não conseguir fechar a boca para assobiar, por exemplo.
  • Preenchimento com ácido hialurônico: Suaviza as linhas de expressão e ajuda a restaurar o volume perdido, portanto, também pode ser usado no tratamento contra as rugas códigos de barras. O ácido consegue dar volume às estruturas que sofreram modificações ao longo do tempo, suavizando as rugas ao redor dos lábios com naturalidade.
  • Laser 2940: O mais indicado para tratar as rugas ao redor dos lábios. Esse tipo de tratamento estimula a produção de colágeno e elastina, capaz de ajudar na renovação da pele. Além disso, possui partículas de luz concentradas e emitidas em forma de um feixe contínuo para provocar microlesões nas camadas da cútis. 
  • Microagulhamento: Consiste na utilização de micropunturas na pele que promovem uma inflamação controlada e estimulam a produção de fibras de colágeno, melhorando o aspecto da cútis na região.
  • Peeling químico: É um tratamento que renova a pele e suaviza as rugas, então pode ser um aliado contra as linhas perpendiculares aos lábios.

Ele deve ser feito com um especialista em um consultório para remover as camadas externas da pele, promovendo a renovação e melhorando as rugas código de barras.

É possível tirar linhas do rosto com produto caseiro?

Na internet, circulam muitas receitas com produtos caseiros que prometem tratar as rugas e linhas de expressão, principalmente ao redor dos lábios. 

No entanto, a Dra. Edileia Bagatin declara que não é possível tirar linhas de expressão do rosto com produto caseiro.

A dermatologista explica que as linhas de expressão são as rugas chamadas dinâmicas, ou seja, resultantes do movimento muscular. O estímulo dessas rugas de expressão é o movimento da contração da musculatura da face. 

“O único tratamento que controla isso é a aplicação da toxina botulínica. Não tem nenhum produto caseiro que vá atuar sobre as linhas de expressão porque nenhum produto vai atuar diretamente na musculatura da face”, finaliza a especialista. 

Fonte: Dra. Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.