Tempo seco: Dicas para evitar lesões nos lábios e na pele

Saúde
23 de Setembro, 2021
Tempo seco: Dicas para evitar lesões nos lábios e na pele

O calor extremo contribui para o tempo seco, deixando a umidade relativa do ar em níveis muito baixos. Além de problemas respiratórios, a condição climática pode provocar lesões dolorosas nos lábios e na pele. 

Mas a boa notícia é que, com alguns cuidados, os incômodos causados pelo tempo seco podem ser evitados.

De acordo com Flávia Villela, médica especialista em dermatologia, além da ingestão de líquidos, é preciso aplicar os produtos corretos para evitar desgaste da pele e rachaduras em locais sensíveis do corpo, como lábios, rosto, cotovelos, pés e mãos. “O protetor solar no rosto, nos braços e nas mãos diariamente protege contra a incidência solar forte do nosso país e funciona como uma barreira contra a desidratação”, afirma a especialista.

Dessa maneira, para a boca, ela sugere protetores solares específicos. “Pessoas mais sensíveis podem passar ao longo do dia, como complemento, produtos labiais à base de manteiga ou de dexpantenol, que são hidratantes potentes”, diz a Dra. Flávia Villela.

Leia também: Cuidados com os pés no frio: Dicas para evitar pele ressecada e rachaduras

Ar-condicionado não é vilão no tempo seco

O uso de aparelhos de ar-condicionado durante esse período alivia a sensação térmica, mas pode agravar os riscos à saúde por desumidificar ainda mais o ar. 

Contudo, Flávia destaca que esse aparelho pode ser um aliado em dias quentes se combinado com outras práticas que garantem o bem-estar em caso de baixa umidade do ar.

Assim, é essencial manter o aparelho de ar-condicionado sempre limpo. Se o clima estiver quente e seco e não for possível evitar longas horas com o aparelho ligado, o indicado é umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou equipamentos específicos. Essa rotina deve ser associada à hidratação da pele e do corpo pela ingestão de líquidos, segundo a médica.

Leia também: Cuidados com a pele no inverno: 4 dicas poderosas

Calor demais também é risco para pele

Em ambientes quentes, o corpo transpira mais para equilibrar a temperatura corporal. O excesso de suor causado por um clima aquecido, entretanto, pode gerar transtornos para a pele. A preocupação maior é com a velocidade da desidratação. As rachaduras nos lábios e em regiões sensíveis podem servir como porta de entrada para bactérias nocivas, causando infecções e dor. Além disso, o suor no corpo pode provocar assaduras e irritações.

Trocar de roupa ao longo do dia e tomar banhos curtos e em temperaturas amenas pode ajudar. A médica alerta, entretanto, que não devemos exagerar no uso do sabonete nesses banhos extras. “A pele tem uma proteção natural, e o sabonete usado muitas vezes ao dia pode remover essa oleosidade protetora e aumentar o ressecamento”, afirma Dra. Flávia Villela. Confira mais dicas:

Fonte: Flávia Villela, médica especialista em Dermatologia.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória