Quer evitar rugas? Corte esses alimentos do cardápio

6 de fevereiro, 2020

Existem dois principais culpados que aceleram o processo de envelhecimento da pele: exposição ao sol e produtos finais de glicação avançada (AGEs). AGEs são substâncias que se formam quando proteínas ou gorduras se combinam com açúcar. Embora esses culpados não estejam 100% sob nosso controle, usar protetor solar e cuidar da dieta podem ajudar a evitar rugas.

Por isso, é sempre bom lembrar como certos alimentos podem afetar a saúde da pele. Assim, essa lista do que cortar do cardápio para evitar rugas pode ajudar.

Batata frita

Os alimentos fritos em óleo a altas temperaturas, como as batatas fritas, liberam radicais livres que podem causar danos celulares à pele. A exposição aos radicais livres acelera o processo de envelhecimento devido a uma ação chamada reticulação. Com isso, a reticulação afeta as moléculas de DNA e pode enfraquecer a elasticidade da pele. Além disso, consumir muito sal pode tirar água do tecido dérmico e levar à desidratação. Isso pode tornar a pele mais propensa a rugas.

Leia também: As melhores vitaminas para o cabelo

Pão branco

Quando os carboidratos refinados se integram à proteína, causam a formação de AGEs, e elas têm um efeito direto nas doenças crônicas, bem como no processo de envelhecimento. Portanto, alimentos com um alto índice glicêmico, como pão branco, podem causar inflamação no corpo, que está diretamente ligada ao processo de envelhecimento. Assim, para evitar rugas, opte pelos pães germinados que não contêm açúcar.

Açúcar

O açúcar é um dos candidatos infames a preocupações indesejadas da pele, como acne. Como mencionado, ele contribui para a formação de AGEs prejudiciais ao colágeno. Pois, quando os níveis de açúcar são elevados, o processo de envelhecimento é estimulado. Acelera ainda mais se a luz solar estiver envolvida. Portanto, em vez de tomar sorvete na praia, opte por frutas congeladas ou um picolé sem adição de açúcar.

Margarina

O produto é fonte majoritária de gordura trans, que torna a pele mais vulnerável à radiação ultravioleta. Além disso, pode danificar o colágeno e a elasticidade da pele. Portanto, corte já a margarina do cardápio para evitar rugas. Substitua o ingrediente por azeite, por exemplo. 

Carne processada

Salsicha e salame são exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à pele. Essas carnes são ricas em sódio, gorduras saturadas e sulfito, que podem desidratar e enfraquecer o colágeno, causando inflamação. Para opções de proteína baratas, troque-as por ovos ou feijão.

Leia também: O que acontece com sua pele quando você está estressada

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.