Como é a rotina de um bailarino profissional?

Alimentação Bem-estar Movimento
11 de Dezembro, 2022
Como é a rotina de um bailarino profissional?

Aquela história de que o ballet é algo delicado e tranquilo já está batida. Ainda mais para quem dança profissionalmente, como Thiago Soares, brasileiro de 41 anos que enche o país de orgulho ao representá-lo internacionalmente. Para a Vitat, ele contou um pouco sobre como é a rotina de um bailarino profissional:

Quem é Thiago Soares?

Aos amantes da arte, Thiago Soares é um ícone. Começando no street dance pelas ruas de Vila Isabel aos 15 anos, alcançou o topo do mundo com o ballet clássico, sendo reconhecido inclusive pela Rainha Elisabeth II em suas apresentações como Primeiro Bailarino do Royal Ballet de Londres. Agora, aos 41 anos, Thiago vem mostrando cada vez mais que seu talento e seu amor pela arte transcendem os palcos.

rotina de um bailarino profissional

Foto: Jhuan Martins

Recentemente, recebeu a honraria de “Doctor of Letters” pela King’s College London. E foi indicado no Festival de Cannes pelo seu primeiro curta, “Vermelho Quimera”. Além disso, brilhou como diretor em uma versão revisitada do clássico “O Corsário”, com o Ballet de Monterrey.

Leia também: Natália Toscano fala sobre emagrecimento: “equilíbrio é tudo!”

Rotina de um bailarino profissional

Mas é claro que por trás de todo o reconhecimento, há muita dedicação. Não à toa, a rotina do bailarino profissional é intensa. “Minha rotina é surreal! Tenho que dividir o meu dia entre aulas, um pouco de academia, reuniões em escritórios, reuniões de pauta, alguns ensaios e mais reuniões técnicas com iluminadores e roteiristas. Então, é cansativo”, diz.

Normalmente, ele começa a trabalhar às 8 da manhã, e só para às 9 da noite. Por isso, necessita de muito condicionamento físico, mas também precisa estar com a saúde mental em dia. “Tento sempre balancear, mas às vezes perco a linha um pouco. Aí, tento acabar mais cedo. Sou movido pelo meu trabalho, então me instiga ter uma agenda assim.”

Alimentação e treinos

Com relação à alimentação, o seu principal lema é o equilíbrio. “Tento não abusar, não bebo demais e não exagero no açúcar, mas acredito que a vida tem que ser vivida em suas nuances, ainda mais se você já está em uma arte de extremo estresse físico e mental. Nada de excessos, mas um pouco de tudo.”

Para ele, o mais importante é viver uma vida feliz e degustar, saborear e experimentar coisas novas. “Tenho em mente que a minha responsabilidade com o meu trabalho tem muito a ver com o meu físico. Então, o que eu colocar na boca vai refletir em como eu me vejo, vai afetar meus treinos, meu bem-estar… O segredo é viver bem e com responsabilidade.”

Thiago conta que além das aulas de ballet, ele pratica Pilates, faz academia e está sempre ensaiando as coreografias — demandas que o colocam não apenas no lugar de bailarino, mas de atleta também.

Agora, ele se prepara para mais um desafio em 2023: irá para a sua última turnê internacional com a bailarina brasileira Tairine Barbosa, que descobriu quando foi coreógrafo de uma escola de samba no Rio de Janeiro, em 2021.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!