Atitudes simples para cuidar da saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
04 de Novembro, 2022
Atitudes simples para cuidar da saúde mental

Para ter uma saúde de qualidade, você deve cuidar da saúde mental tanto quanto a saúde física. Com a mente saudável, é possível ter bem-estar e equilíbrio, tendo mais facilidade para lidar com questões do dia a dia.

O estresse excessivo – causado por diversos fatores – pode afetar profundamente a saúde mental. Por isso, é necessário ter um cuidado maior com si mesmo.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial. O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina, com 11,5 milhões de padecentes e quase 19 milhões em todo o país, respectivamente. Além disso, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais. 

No entanto, algumas atitudes simples podem ajudar a preservar o equilíbrio emocional. Para te auxiliar, a Dra. Karen Valéria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway, preparou uma lista com cinco ações diárias para você cuidar da sua saúde mental. Confira: 

Atitudes para cuidar da saúde mental: crie uma rotina para suas atividades

Criar uma rotina ajuda a manter seus compromissos organizados, evitando a ansiedade. Apesar de poder haver imprevistos, se você já tiver mapeado as principais demandas, eles serão incômodos menores. 

Atitudes para cuidar da saúde mental: pratique atividades físicas

Além de prevenir diversas doenças, a prática de atividade física também ajuda a aliviar a tensão e o estresse. Você não precisa praticar atividades que não gosta, uma simples caminhada pode contribuir para a preservação do bem-estar emocional.

Leia também: O que é saúde mental e por que ela é essencial para uma vida feliz

Faça terapia

Sem dúvidas, o acompanhamento psicológico é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde mental. Pois oferece diversos benefícios, como trabalhar a autoconfiança, ajudar a lidar melhor com as emoções, criar relações saudáveis e auxiliar no processo de autoconhecimento. Além disso, com o avanço da saúde digital, é possível realizar consultas com psicólogos e psiquiatras via telemedicina, disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Priorize a qualidade do seu sono

O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para manter a mente saudável. Uma boa noite de sono ajuda na concentração, melhora a memória, reduz os níveis de estresse, fortalece o sistema imunológico, entre muitos outros benefícios.

Fique perto de quem você ama e te faz bem

Pesquisas feitas pela Universidade Brigham Young e Universidade da Carolina do Norte, ambas nos Estados Unidos, apontam que pessoas que convivem com entes queridos vivem melhor do que aqueles que cultivam a solidão. Ou seja, conversas agradáveis deixam o clima mais leve, aliviam a mente e contribuem para o aumento da saúde e do bem-estar.

Fonte: Dra. Karen Valéria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!