Ronco em crianças: 9 sinais de que seu filho respira pela boca
Os pais podem até não perceber, mas alguns filhos tendem a respirar pela boca — cerca de um em cada dez pequenos. Apesar de parecer inocente, o problema é um sinal claro de apneia do sono (distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial ao dormir), o que pode prejudicar a qualidade da noite e gerar consequências físicas, mentais e até de desenvolvimento. Veja, então, o que causa e como identificar o ronco em crianças:
Leia também: Apneia em crianças pode elevar a pressão arterial e afetar o coração
Ronco em crianças: Por que isso acontece?
De acordo com o médico otorrinolaringologista Alexandre Colombini, o ronco em crianças acontece por conta da obstrução nasal. Esta, por sua vez, pode ser causada por alguns fatores, como aumento da adenoide e das amígdalas, desvio de septo, crises alérgicas, sinusite, rinite ou até má formação do nariz e da boca.
Além disso, o pequeno pode estar com a mordida alterada, o que impossibilita o fechamento correto da boca e estimula a respiração por ela. Nesse caso, o mais indicado é o uso de um aparelho dentário para corrigir a questão.
Principais riscos do ronco em crianças
“A cavidade nasal possui filamentos para filtrar impurezas. Quando a criança respira pela boca, maior é o risco de desenvolver infecções respiratórias”, explica o especialista. Sem contar que o ronco em crianças prejudica a qualidade do sono. O que pode trazer prejuízos, uma vez que:
- É durante o sono que a memória e o aprendizado são consolidados;
- Dormir mal pode prejudicar a atenção e o humor;
- Enquanto dormimos, liberamos hormônios do crescimento;
- Crianças que roncam e respiram pela boca podem apresentar deformidades nos dentes e na face.
“Se a respiração oral não for corrigida logo, esses problemas serão intensificados a longo prazo”, alerta o médico, que ainda ressalta que “toda criança que ronca e não tem uma boa noite de sono deve passar em consulta com um médico otorrinolaringologista para uma avaliação.”
Leia também: Bebê não dorme? Entenda o que pode estar acontecendo e o que fazer
Sinais de que seu filho respira pela boca
Por isso, preste atenção aos principais sinais:
- Assistir televisão com a boca entreaberta;
- Ronco;
- Alterações no sono;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça;
- Dor no maxilar;
- Lábios ressecados;
- Respiração barulhenta;
- Por fim, dificuldade para mastigar e engolir.
E os bebês?
Nos bebês, o problema pode ser ainda mais grave. Isso porque as vias respiratórias dos pequenos ainda é imatura. E até aproximadamente os 6 meses de vida, eles praticamente só respiram pelo nariz. ⠀⠀
“O nariz do bebê já é muito pequeno, e ele depende muito dele para respiração, ou seja, qualquer secreção ali dentro pode gerar desconforto e barulho para respirar e dormir”, explica o otorrinolaringologista.⠀⠀
Para minimizar tais efeitos, o médico indica a lavagem nasal, que é essencial para o alívio da obstrução e para o bem-estar. Afinal, o “catarro” acumulado também é um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias.
Fonte: Alexandre Colombini, médico otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF.