Romanesco: Conheça os benefícios do vegetal para o seu organismo
Todo mundo sabe que as folhas e os legumes são fundamentais para uma dieta saudável. Mas você consegue variar o cardápio ou come sempre as mesmas coisas? O romanesco é um vegetal da família das hortaliças brássicas, como couve, brócolis, repolho, nabo e rúcula. Rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, oferece uma série de benefícios ao sistema cardiovascular, imunológico e nervoso.
Originário da Itália, o vegetal é formado por mini flores e tem uma cor verde suave, parecendo uma mistura de couve-flor e brócolis. Além disso, possui um alto nível de nutrientes e pode ser consumido cru ou refogado.
Leia também: Sapota preta: Saiba tudo sobre a “fruta pudim de chocolate”
Benefícios do romanesco
Contém poucas calorias
O vegetal é um ótimo alimento para quem pretende perder peso, uma vez que unidade tem apenas 30 calorias. Por isso, pode ser consumido sem preocupação com os excessos.
É rico em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes
Possui grande quantidade de vitamina C, um nutriente que auxilia na imunidade, na prevenção de gripes e resfriados e no combate à ação de radicais livres. Além disso, é fonte de cobre, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina S e ácido fólico. Também tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema de defesa do corpo a partir da clorofila.
O romanesco possui muitas fibras
Assim como outros vegetais folhosos, o romanesco é fonte de fibras solúveis e insolúveis. Assim, ele tem quantidade suficiente para ajudar no emagrecimento, garantir o bom funcionamento do intestino, fortalecer músculos e ossos e oferecer mais saciedade na refeição.
Fortalece o sistema imunológico
Os antioxidantes e vitaminas atuam diretamente na melhora do sistema imunológico. O alimento também ajuda a combater infecções e ainda conta com os componentes isotiocianatos e glucosinolatoso, propriedades conhecidas quando o assunto é prevenção ao câncer.
Ácido Fólico no romanesco
O romanesco é fonte da vitamina B9, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema cognitivo e de toda a saúde do cérebro. As grávidas também se beneficiam diretamente, já que o ácido fólico é essencial na formação dos bebês.
O romanesco é bom para a saúde dos ossos e dos músculos
O vegetal é fonte de ferro, potássio e cálcio. Ou seja, uma boa pedida para o tratamento de anemia e para o fortalecimento de ossos e músculos.