Requeijão ou manteiga: qual é mais saudável?

Alimentação Bem-estar
20 de Junho, 2022
Requeijão ou manteiga: qual é mais saudável?

Para você, um pão quentinho no café da manhã combina mais com qual item: requeijão ou manteiga? A maioria dos brasileiros ama os dois ingredientes, mas muitos ficam em dúvida se eles podem fazer parte de uma alimentação balanceada. Afinal, qual é melhor em termos nutritivos? Fomos perguntar a um nutricionista:

O que é o requeijão?

Por ser branquinho, cremoso e de sabor suave, muita gente acha que o requeijão é um alimento inofensivo. Mas a verdade é que, de acordo com o nutricionista André Nascimento, mestre em Medicina Tropical e professor da UNINASSAU Recife, trata-se de um produto ultraprocessado — isto é, que passou por etapas industriais e teve algumas substâncias (não muito saudáveis) adicionadas.

O requeijão é um alimento tipicamente brasileiro. Ele é obtido a partir do leite coalhado, que leva creme de leite, água e sal fundente. Mas as versões encontradas no supermercado (geralmente em copos de vidro ou plástico) contêm outros aditivos (como sódio, conservantes e conservantes), que servem para aumentar a vida útil do produto e melhorar o sabor.

O que é a manteiga?

Já a manteiga, ainda segundo o nutricionista, é um produto processado. Ou seja, também passou por etapas industriais e recebeu alguns aditivos (sal, açúcar, óleo ou vinagre), mas em proporções menores.

Embora a manteiga também seja feita a partir do leite de outros mamíferos, como ovelhas, cabras e búfalos, a mais comum no dia a dia é a obtida do leite de vaca. Devido à sua alta concentração de gordura, ela tem um sabor rico e textura cremosa.

Funciona especialmente bem para cozinhar em alta temperatura, como refogar e fritar em panela, ajuda a dar aderência, além de adicionar sabor aos pratos.

Leia também: É preciso mesmo substituir o arroz branco pelo integral para emagrecer?

Afinal, qual é melhor: requeijão ou manteiga?

Vamos aos fatos: enquanto a manteiga é um item processado, o requeijão é ultraprocessado. Além disso, “ambos são alimentos fontes de gordura saturada, um tipo de gordura que deve ser consumida em quantidades moderadas devido ao risco de doenças cardiovasculares”, diz André Nascimento. Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada.

Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

Contudo, isso não quer dizer que os dois estejam expressamente proibidos na sua dieta. O ideal é conversar com o seu médico ou nutricionista para entender se você pode consumi-los, bem como quais as quantidades ideais de cada um dentro do cardápio. Por fim, opções mais saudáveis podem ser interessantes — é o caso da manteiga ghee e do creme de ricota light, por exemplo!

Fonte: André Nascimento, nutricionista, mestre em Medicina Tropical e professor da UNINASSAU Recife.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia