Manteiga ghee emagrece?

21 de agosto, 2019

Uma alternativa mais saudável à margarina convencional, a manteiga ghee está conquistando espaço na mesa do brasileiro. Apesar de ser pouco conhecida por aqui, o ingrediente tem origem milenar e raízes indianas. 

Na dieta Ayurveda, que é baseada na medicina tradicional indiana, a manteiga ghee é um produto indispensável para a boa saúde, pois acredita-se que ela tem o poder de melhorar a imunidade, desintoxicar o corpo e tratar inflamações do trato gastrointestinal.

Como é feita

A manteiga ghee é de origem animal, proveniente do leite da vaca. É mais pura do que a manteiga que conhecemos, pois durante a etapa de clarificação, a ghee é derretida em banho-maria, que decanta os resíduos para a superfície. Estes resíduos formam uma espuma, que é retirada por diversas vezes até que a manteiga fique completamente “limpa”.

Sua composição é de gordura de qualidade: tem triglicerídeos de cadeia média (TCM), que caem na corrente sanguínea e servem de fonte rápida de energia para o organismo. Ou seja, é uma boa aposta de pré-treino. 

Mas, será que a manteiga ghee emagrece? 

Ela é mais saudável do que a manteiga ou a margarina, porque não tem resíduos, e ingredientes químicos. Outro benefício: a manteiga ghee tem vitaminas que ambas não possuem – A (que evita a ação dos radicais livres), D, E e K (que contribui para a saúde dos ossos).

Porém, não existe comprovação científica que valide tal benefício. Inclusive seu consumo inspira atenção, porque uma colher de sopa contém aproximadamente 120 calorias.  Por isso, seu excesso, tanto pelo valor calórico quanto pela alta quantidade de gordura, pode levar ao ganho de peso. 

Leia também: Óleo de coco emagrece?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.