Receita de requeijão caseiro: versão é mais saudável do que a industrializada

3 de agosto, 2022

Quem não abre mão de um pãozinho nos lanches entre as refeições, fica em dúvida sobre o que passar no alimento. Produtos industrializados vendidos no mercado, como o catupiry, podem até parecer inofensivos, mas eles não são tão legais assim para a nossa saúde. Por isso, a saída é apostar em receitas como a de requeijão caseiro!

O problema do requeijão

Por ser branquinho, cremoso e de sabor suave, muita gente acha que o requeijão é um alimento inofensivo. Mas a verdade é que, de acordo com o nutricionista André Nascimento, mestre em Medicina Tropical e professor da UNINASSAU Recife, trata-se de um produto ultraprocessado — isto é, que passou por etapas industriais e teve algumas substâncias (não muito saudáveis) adicionadas.

O requeijão é um alimento tipicamente brasileiro. Ele é obtido a partir do leite coalhado, que leva creme de leite, água e sal fundente. Mas as versões encontradas no supermercado (geralmente em copos de vidro ou plástico) contêm outros aditivos (como sódio, conservantes e corantes), que servem para aumentar a vida útil do produto e melhorar o sabor. Por isso, o ideal é ingerir o requeijão de forma moderada — ou apostar na receita que daremos a seguir!

Leia também: Vinagrete de melancia: aprenda a fazer a receita que bombou no TikTok

Receita de requeijão caseiro

Ingredientes:

  • 1L de leite integral (de preferência, tipo A);
  • Suco de 1 limão;
  • 25g de manteiga em temperatura ambiente (cerca de 1 + 1/2 col de sopa);
  • 1/2 col (chá) de sal.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque o leite em uma panela e leve para ferver em fogo alto — assim que começar a borbulhar, reserve 1/2 xícara do leite e desligue o fogo. Logo após, acrescente o suco do limão e mexa delicadamente por cerca de 5 minutos, até talhar (se demorar muito, acenda o fogo novamente).

Então, coe a mistura com um pano de algodão limpo, espremendo bem até eliminar todo o soro. Em seguida, transfira a mistura coada para o liquidificador, acrescente o leite reservado, a manteiga e o sal e bata bem. Por fim, transfira para um pote hermético de vidro e espere esfriar completamente para tampar, armazenando na geladeira depois.

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.