Beber um refri por dia aumenta risco de calvície em homens
Beber uma lata de refrigerante por dia pode aumentar em até 57% o risco de calvície em homens. É o que aponta um estudo recente publicado na revista Nutrients e feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim.
Na verdade, os cientistas quiseram analisar os efeitos das bebidas açucaradas no geral, como refrigerantes, isotônicos, cafés adoçados, sucos industrializados e chás, na saúde capilar de indivíduos do sexo masculino.
Assim, eles chegaram à conclusão de que o açúcar em excesso provocaria uma resistência à insulina por parte do organismo, o que dificultaria a circulação sanguínea e prejudicaria o bom funcionamento dos folículos pilosos — estruturas responsáveis pela produção, manutenção e crescimento do pelo ou do cabelo.
Leia também: Dicas para evitar intoxicação alimentar na praia
Refrigerante e calvície: como funcionou o estudo
Para chegar aos resultados, os especialistas selecionaram 1028 homens chineses, com idades entre 18 e 45 anos. Os dados mostravam que metade normalmente perdia os cabelos aos 50, enquanto 25% tinham os primeiros sinais de queda antes dos 21.
Os participantes, então, responderam a perguntas sobre calvície, hábitos alimentares e possíveis problemas de saúde mental. Além disso, também relataram com que frequência ingeriam certos alimentos e bebidas, como refrigerante.
Desse modo, os pesquisadores puderam notar que os mais jovens eram os que mais consumiam bebidas açucaradas. “Doenças crônicas e mortes são tão vagas e distantes para os jovens que eles não estão dispostos a desistir da satisfação trazida pelas bebidas adoçadas com açúcar em prol de metas de saúde de longo prazo”, escreveram os autores no artigo.
Além disso, percebeu-se que consumir esse tipo de líquido de uma a três vezes por semana estava relacionado a um risco 21% maior de queda de cabelo. Por outro lado, quando a ingestão é diária, a chance pode subir para 57%.
Por fim, os cientistas também encontraram uma relação entre bebidas açucaradas e saúde mental. Quem contou que bebia três latas por dia, por exemplo, apresentou um risco até 25% mais alto de desenvolver depressão. O ingrediente também foi associado a um maior nível de ansiedade em homens acima dos 45 anos.
Vale lembrar, no entanto, que a pesquisa apenas faz ligações. Ou seja, não significa que o refrigerante cause a calvície. Por isso, mais estudos acerca do assunto precisam ser desenvolvidos.
Referência: The Association between Sugar-Sweetened Beverages and Male Pattern Hair Loss in Young Men.