Beber um refri por dia aumenta risco de calvície em homens

Alimentação Beleza Bem-estar
09 de Janeiro, 2023
Beber um refri por dia aumenta risco de calvície em homens

Beber uma lata de refrigerante por dia pode aumentar em até 57% o risco de calvície em homens. É o que aponta um estudo recente publicado na revista Nutrients e feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Na verdade, os cientistas quiseram analisar os efeitos das bebidas açucaradas no geral, como refrigerantes, isotônicos, cafés adoçados, sucos industrializados e chás, na saúde capilar de indivíduos do sexo masculino.

Assim, eles chegaram à conclusão de que o açúcar em excesso provocaria uma resistência à insulina por parte do organismo, o que dificultaria a circulação sanguínea e prejudicaria o bom funcionamento dos folículos pilosos — estruturas responsáveis pela produção, manutenção e crescimento do pelo ou do cabelo.

Leia também: Dicas para evitar intoxicação alimentar na praia

Refrigerante e calvície: como funcionou o estudo

Para chegar aos resultados, os especialistas selecionaram 1028 homens chineses, com idades entre 18 e 45 anos. Os dados mostravam que metade normalmente perdia os cabelos aos 50, enquanto 25% tinham os primeiros sinais de queda antes dos 21.

Os participantes, então, responderam a perguntas sobre calvície, hábitos alimentares e possíveis problemas de saúde mental. Além disso, também relataram com que frequência ingeriam certos alimentos e bebidas, como refrigerante.

Desse modo, os pesquisadores puderam notar que os mais jovens eram os que mais consumiam bebidas açucaradas. “Doenças crônicas e mortes são tão vagas e distantes para os jovens que eles não estão dispostos a desistir da satisfação trazida pelas bebidas adoçadas com açúcar em prol de metas de saúde de longo prazo”, escreveram os autores no artigo.

Além disso, percebeu-se que consumir esse tipo de líquido de uma a três vezes por semana estava relacionado a um risco 21% maior de queda de cabelo. Por outro lado, quando a ingestão é diária, a chance pode subir para 57%.

Por fim, os cientistas também encontraram uma relação entre bebidas açucaradas e saúde mental. Quem contou que bebia três latas por dia, por exemplo, apresentou um risco até 25% mais alto de desenvolver depressão. O ingrediente também foi associado a um maior nível de ansiedade em homens acima dos 45 anos.

Vale lembrar, no entanto, que a pesquisa apenas faz ligações. Ou seja, não significa que o refrigerante cause a calvície. Por isso, mais estudos acerca do assunto precisam ser desenvolvidos.

Referência: The Association between Sugar-Sweetened Beverages and Male Pattern Hair Loss in Young Men.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva