Receitas para fortalecer a imunidade: Confira 5 opções quentinhas para o frio
Ter uma imunidade forte é resultado de uma combinação de fatores como sono de qualidade, prática de exercícios físicos, administração do estresse e principalmente alimentação saudável. Esse conjunto de hábitos pode fortalecer as defesas do organismo ao nível máximo para evitar doenças na época mais fria do ano. Para te ajudar com a missão de se alimentar melhor, separamos 5 receitas para fortalecer a imunidade.
Receitas para fortalecer a imunidade: Confira 5 opções para o frio
Os principais aliados à imunidade são os alimentos fontes de vitamina C, zinco, ferro, vitamina D e vitaminas do complexo B. Segundo a nutricionista Nemesis Monteiro, estes nutrientes têm como função melhorar a resposta do sistema imunológico, fortalecendo as nossas células de defesa a identificarem os agentes agressores e por consequência defenderem o indivíduo, melhorando a sua imunidade e sua resposta à infecções. Com base nesses nutrientes, confira as receitas a seguir!
Receitas para fortalecer a imunidade: Sopa de abóbora com gengibre
Ingredientes
- 180 gramas de abóbora cozida;
- 1 colher (chá) cheia de açafrão em pó;
- Alecrim à gosto;
- 2 dentes de alho cru;
- 1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem;
- 1 cebola;
- 1 cenoura cozida;
- 2 colheres (chá) em pó de gengibre;
- 1 unidade média de tomate;
- Sal refinado a gosto.
Modo de preparo
Numa panela de pressão, refogue a cebola e o alho no azeite, até murchar. Acrescente a cenoura, a abóbora e o tomate e refogue mais um pouco. Coloque a água e cozinhe na pressão até amolecerem. Bata no liquidificador e volte para a panela deixando engrossar um pouco. Por fim, acrescente o açafrão, o gengibre e o sal. Sirva em seguida.
Receitas para fortalecer a imunidade: Sopa de cebola com músculo
Ingredientes
- 1 pedaço médio de inhame cozido;
- 3 colheres (sopa) picadas de repolho branco;
- 250 gramas de carne bovina músculo sem gordura;
- 1 unidade pequena de pimentão amarelo;
- 10 colheres de sopa de cebola picada;
- 4 colheres de sopa de abobrinha crua;
- 1 xícara de chá de brócolis;
- 1 dente de alho.
Modo de preparo
Refogue o músculo com cebola e alho sem gordura. Depois, acrescente 1 litro de água e deixe ferver. Inclua os legumes e deixe cozinhar por 40 minutos. Sirva.
Receitas para fortalecer a imunidade: Creme de ervilha
Ingredientes
- 2 dentes picados de alho;
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
- Meia caixinha de creme de leite light;
- 1 pitada de pimenta-do-reino em pó;
- 1 pitada de sal refinado;
- 1 unidade pequena de cebola;
- 200 gramas de ervilha congelada;
- 600 ml de água.
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as ervilhas e a água. Deixe ferver por 10 minutos. Bata tudo no liquidificador, mas não tampe totalmente. Leve todo o conteúdo à panela e deixe levantar fervura novamente. Por fim, tire do fogo e adicione o sal, a pimenta do reino e o creme de leite. Sirva.
Receitas para fortalecer a imunidade: Sopa de espinafre
Ingredientes
- 1 maço de espinafre;
- Legumes diversos: cenoura, batata etc
- 1,0 colher (sopa) cheia de Farinha de trigo comum;
- 1,0 colher (sopa) cheia de leite em pó desnatado;
- Noz moscada a gosto;
- 4,0 xícaras (chá) de água.
Modo de preparo
Prepare o caldo de legumes e, depois de pronto, cozinhe o espinafre nesse caldo, até ficar macio. Adicione a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre até engrossar. Por fim, misture a noz-moscada e deixe por mais 5 minutos.
Receitas para fortalecer a imunidade: Sopa de legumes com carne
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de óleo;
- 1 cebola grande;
- 300 gramas de carne bovina coxão duro sem gordura;
- 1 colher (sobremesa) de sal refinado;
- 1 cenoura;
- 2 batatas inglesas grandes;
- 2 pires de vagem;
- 4 colheres de sopa cheias de extrato de tomate;
- 2 litros de água;
- Salsa a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Depois, coloque a cebola picada e refogue até ficar transparente. Acrescente a carne em cubos e refogue até dourar. Em seguida, adicione o sal, a cenoura, a batata e a vagem picados e refogue por mais 5 minutos.
Por fim, junte a água, o extrato de tomate e feche a panela. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, espere a pressão ceder e abra a panela. Sirva a sopa polvilhada com salsa picada.
Dicas de ouro para preparar a sua sopa
Nenhuma dessas sopas devem ser industrializadas, como sopas em “pacotinhos”. Para serem saudáveis e nutritivas, elas devem ser feitas com alimentos frescos, temperos naturais, azeite e pouco sal. Por fim, todas as sopas podem ser preparadas, armazenadas em potes de vidro ou em plástico livre de bisfenol. Se preferir, congele e consuma em até 3 meses.
Vale lembrar
Sabe-se que nenhum alimento quando consumido de forma isolada têm benefícios ou é milagroso. “Sempre sugiro o consumo destes alimentos aliado a um estilo de vida saudável. Portanto, a alimentação deve ser variada em demais grupos alimentares, colorida e com comida de verdade, reduzindo o consumo de alimentos industrializados”, afirma a nutricionista.
Veja também: Imunidade no frio: por que ficamos mais doentes nessa época do ano?
Fonte: Nemesis Monteiro, nutricionista clínica Ortomolecular e Integrativa do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento funcional aliado à reprogramação mental para mulheres.