Quentão sem álcool: veja opção de receita saudável

Alimentação Bem-estar Receitas
23 de Junho, 2023
Quentão sem álcool: veja opção de receita saudável

Uma das bebidas mais tradicionais na época da festa junina e julina é o quentão. Como o próprio nome indica, trata-se de uma bebida quente, feita à base de cachaça, açúcar, água e especiarias, como cravo-da-índia e canela. Também é comum adicionar frutas, como maçã e laranja, e principalmente gengibre para dar um sabor extra.

O quentão é uma bebida bastante popular nessa época do ano, pois além de aquecer o corpo em dias frios, é uma opção saborosa e festiva para celebrar as festas. Mas será que é possível fazer uma versão sem álcool, isto é, mais saudável? A resposta é sim! Confira, então, a receita dessa bebidinha quente.

Leia mais: Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Quentão sem álcool: receita

Ingredientes

  • 1 litro de suco de uva integral;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras de água;
  • 4 rodelas de laranja;
  • 4 rodelas de limão;
  • 4 cravos-da-índia;
  • 2 pedaços pequenos de gengibre;
  • 2 paus de canela.

Modo de preparo

Primeiramente, misture o suco de uva, o açúcar mascavo e a água em uma panela. Em seguida, adicione as rodelas de laranja, as rodelas de limão, os cravos-da-índia, o gengibre e os paus de canela. Leve a panela ao fogo médio e deixe a mistura aquecer, sem ferver, por cerca de 15 minutos, para que os sabores se incorporem.

Após esse tempo, diminua o fogo e deixe o quentão sem álcool aquecer por mais 10 minutos. Então, desligue o fogo e deixe a bebida descansar por alguns minutos, para que os sabores se intensifiquem.
Retire as rodelas de frutas, o gengibre e os paus de canela antes de servir. Sirva o quentão sem álcool em canecas ou copos e aproveite!

Essa versão de quentão sem álcool mantém o sabor e a essência da bebida tradicional, sendo uma ótima opção para quem não consome álcool ou para eventos em que é necessário oferecer uma opção não alcoólica.

Benefícios 

Um dos principais benefícios do quentão sem álcool é auxiliar no emagrecimento, já que a canela tende a acelerar o metabolismo. Além disso, um bom copo de quentão pode ser ótimo quando você estiver com dor de garganta, gripe, resfriado ou até mesmo a temível ressaca.

Outra vantagem de consumir quentão é a sua ação antibacteriana, desintoxicante e afrodisíaca. Além disso, essa receita contribui para a melhora do desempenho dos sistemas digestório, circulatório e respiratório.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros