Quem tem diabetes pode tomar suco? Especialista responde
Em dias de calor, uma bebida geladinha é ótima para se refrescar. Contudo, é preciso priorizar versões mais saudáveis e evitar aquelas que contêm muito açúcar adicionado, como os refrigerantes. Por isso, os sucos naturais, feitos com diferentes frutas, se mostram boas opções. Mas e quem tem diabetes: pode tomar suco? Veja o que uma especialista responde:
Quem tem diabetes pode tomar suco?
De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, os sucos industrializados devem ser evitados. Isso porque eles não passam de “calorias vazias” e contam com açúcares adicionados. E mesmo os naturais precisam ser consumidos com moderação e apenas com o aval do médico e/ou nutricionista que acompanha o paciente.
“Comer a fruta crua em vez de consumi-la na forma de suco, de caldas ou em recheios de biscoitos, bolos e tortas, por exemplo, pode ser mais interessante. Dê preferência às com menos açúcar (frutose), como morango, framboesa, melancia, ameixa e abacate”, recomenda a profissional.
Ainda segundo ela, estudos importantes mostraram que mesmo os alimentos mais adocicados (banana e mamão, por exemplo), desde que ingeridos em suas formas naturais, têm um impacto menor na glicemia do que seus sucos e vitaminas.
Desse modo, a resposta é individual. Portanto, não deixe de conversar com o seu médico sobre a possibilidade de beber sucos e não abra mão de um cardápio equilibrado, rico em ingredientes nutritivos.
Leia também: Os melhores alimentos para quem tem diabetes
Outros cuidados
“Com relação às gorduras extraídas de sementes, como óleos de soja, milho, canola, algodão e cártamo, às margarinas e a outros industrializados ricos em gordura hidrogenada, eles devem ser trocados por gorduras como azeite de oliva extravirgem e óleo de coco. Isso porque são mais estáveis”, complementa a profissional.
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).