Quem tem colesterol alto pode comer ovo?
No passado, o ato de comer ovo já foi considerado prejudicial à saúde, e até mesmo equiparado ao tabagismo! E apesar de existirem estudos que desmentem essa ideia, o preconceito contra o alimento ainda está presente em algumas situações. É o caso de quem tem colesterol alto, por exemplo: pode ou não pode comer ovo?
O que é colesterol?
O colesterol é um composto orgânico essencial para o funcionamento do organismo. Ele circula pelo sangue e pelos tecidos e tem funções variadas. Contribui, por exemplo, para a produção de cortisol (que controla o estresse) e de hormônios sexuais. Além disso, ajuda na síntese de vitamina D e de ácidos envolvidos na digestão de gorduras no trato gastrointestinal.
Essa substância é solúvel apenas em gorduras, portanto, precisa ser transportada pelo sangue através de lipoproteínas: o HDL (High Density Lipoprotein, o considerado “bom”) e o LDL (Low Density Lipoprotein, o “ruim”).
“Apesar de importante, esse composto gorduroso não deve ultrapassar valores considerados limites. Sendo, portanto, indispensável o acompanhamento de um médico para maior segurança do paciente. Isso porque colesterol corretamente interpretado como elevado pode predispor a cardiopatias”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.
No geral, valores considerados normais são:
- Colesterol Total dividido pelo HDL = (menor que 4,5);
- Triglicerídeos divididos pelo HDL = (menor que 2);
- HDL acima de 40.
Leia também: Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?
Quem tem colesterol alto pode comer ovo?
Boa notícia: pode sim! “De ‘vilão’ a ‘mocinho’, o ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações”, diz a especialista. Estudos já mostraram que o colesterol é muito mais suscetível à gordura endógena (ou seja, produzida pelo próprio corpo) do que pela exógena (ingerida por meio da dieta). “Ao menos, para a maior parte das pessoas”, complementa Dayse.
Para você ter uma ideia, em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias. Ademais, ele não é apenas delicioso – também é fácil de preparar, seja mexido, cozido, em omelete, sozinho ou acompanhado.
Sobre a quantidade permitida diariamente, ela varia de pessoa para pessoa. Por isso, especialmente para quem tem colesterol alto, o mais indicado é procurar um nutricionista ou nutrólogo. Somente ele poderá calcular o tamanho das porções das refeições.
Leia também: Quantas bananas posso comer por dia? Especialista responde
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).
Cuide da sua alimentação do jeito certo pra você
O acompanhamento profissional é fundamental para conseguir mudar os hábitos e ter uma alimentação diversa e completa para o que a sua saúde precisa. Agende agora uma consulta online com uma nutricionista da Vitat e tenha orientações e dicas para as suas necessidades.