Queijo engorda? Quais são os tipos mais saudáveis do alimento?
Amarelo, branco, fresco ou maturado: qual o seu tipo preferido de queijo? É difícil encontrar alguém que não goste desse alimento feito à base de leite. Contudo, por concentrar quantidades significativas de calorias e gorduras, muita gente fica em dúvida se queijo engorda. Entenda:
Tipos de queijo e suas calorias
Os queijos chamados de brancos ou frescos geralmente são feitos com leite pasteurizado. Eles devem ser consumidos em até sete dias depois de abertos e possuem uma textura mais macia e cremosa. Por outro lado, os maturados (ou curados) podem levar meses (alguns, até anos!) até ficarem prontos e são revestidos por uma casca grossa (seu interior também é mais seco e firme).
Muita gente afirma que os queijos brancos concentram menos gordura e calorias do que os amarelos. Mas isso não é exatamente verdade. Enquanto a ricota, por exemplo, possui apenas 8 gramas de gorduras em 100g de produto, a mesma quantidade de queijo minas frescal contém 20 gramas de gordura, e a de queijo minas meia cura, 24g.
Confira as informações nutricionais dos principais tipos vendidos no Brasil:
- Queijo cottage (1 col de sopa): 41 calorias, 2,1g de gorduras e 4,5g de proteínas;
- Ricota (1 col de sopa): 52 calorias, 3,6g de gorduras e 3,3g de proteínas;
- Requeijão cremoso light (1 col de sopa): 77 calorias, 7g de gorduras e 2,8g de proteínas;
- Queijo minas frescal (1 fatia média): 79 calorias, 6g de gorduras e 5,2g de proteínas;
- Mussarela (1 fatia média): 90 calorias, 7,5g de gorduras e 6,8g de proteínas;
- Queijo mussarela de búfala (1 fatia média): 95 calorias, 7,2g de gorduras e 6,3g de proteínas;
- Brie (1 fatia média): 100 calorias, 8,3g de gorduras e 6,2g de proteínas;
- Provolone (1 fatia média): 105 calorias, 7,8g de gorduras e 7,5g de proteínas;
- Gorgonzola (1 fatia média): 106 calorias, 8,4g de gorduras e 6,3g de proteínas;
- Queijo prato (1 fatia média): 108 calorias, 8,7g de gorduras e 6,8g de proteínas.
Leia também: Quem tem colesterol alto pode comer ovo?
Afinal, queijo engorda?
A resposta correta é: depende do queijo e da quantidade consumida. “Os queijos estão naquela linha tênue entre o ‘sim’ e o ‘não’, pois podem desencadear, em algumas pessoas, uma reação do sistema imunológico. Contudo, para os que toleram bem, esse alimento pode ser grande adjuvante na manutenção da saúde”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.
E embora muitas pessoas ainda acreditem que as versões brancas e magras sejam as melhores, é preciso levar em consideração o objetivo de cada um. Os maturados, por exemplo, costumam carregar mais proteínas, o que pode ser mais interessante para quem deseja ganhar massa magra, por exemplo.
Além disso, a nutricionista afirma que diversos estudos apontam que os queijos amarelos e de casca grossa ajudam a eliminar o excesso de oxalatos vindos dos vegetais (sobretudo das verduras cruas). “Se combinados na mesma refeição com os citratos (dos sucos de frutas cítricas, como o limão), podem ainda evitar o acúmulo dos compostos que levam a cálculos renais, epicondilites (inflamações nos tendões e nas cartilagens) e desconfortos articulares”, diz a profissional.
Ou seja, mesmo que o queijo seja calórico, não podemos dizer que um alimento, sozinho, engorda. Isso porque o que conta mesmo é a sua alimentação como um todo, bem como a forma que você adiciona esse ingrediente no cardápio de acordo com a sua meta.
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).