Quantos ovos posso comer por dia? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
04 de Fevereiro, 2022
Quantos ovos posso comer por dia? Especialista responde

Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas, das triviais até as mais gourmet. E não para por aí. Que ovo é saudável a ciência já conseguiu provar. Não só, é um dos alimentos mais densos em nutrientes que existe. Mas, quantos ovos posso comer por dia?

Benefícios do ovo

Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias. Além disso, ele não é apenas delicioso – também é fácil de preparar, seja mexido, cozido, em omelete, sozinho ou acompanhado.

Um estudo publicado em 2018, demonstrou que esse é um alimento cujas propriedades podem ter efeito protetor em relação à saúde do coração. Resumidamente, cientistas chineses concluíram que, ao consumir esse alimento frequentemente, é possível reduzir em 11% o risco de sofrer com doenças cardiovasculares. O ovo também:

  • Facilita o ganho de massa magra: devido à abundância de proteínas presente na composição desse alimento, é possível dizer que o ovo está ligado ao ganho de massa magra (hipertrofia) em atletas. Além disso, ovos são repletos de outros importantes nutrientes, como vitamina E, luteína, selênio e mais.
  • Pode beneficiar a saúde do cérebro: especialmente a função cognitiva. Isso pode ser explicado por sua abundância em colina, conhecido como “o nutriente que ajuda a turbinar o cérebro”. Essa é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente é a vitamina B8, que cumpre diversas funções no organismo, mas especialmente no cérebro.

Quantos ovos posso comer por dia?

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, a resposta para quantos ovos posso comer por dia depende! Atletas de alto rendimento, por exemplo, que gastam milhares de calorias por dia nos treinos e precisam ingerir muita proteína para favorecer o ganho de massa muscular, podem até apostar no ovo em grandes quantidades. Mas, mesmo eles, não devem fazer isso sem o acompanhamento nutricional adequado.

Já a ideia de que a gema contém muito colesterol e, portanto, poderia fazer mal à saúde, já foi contestada por alguns estudos. “Pesquisas mostram que o colesterol presente em alimentos naturais representa um baixo risco à saúde”, explica a especialista.

Leia também: Quantas batatas posso comer por dia? Saiba a resposta

Contudo, é claro que a forma de preparo também conta. O ideal é priorizar métodos como o cozimento em água e evitar a fritura em óleo — que é rica em calorias e gorduras. “E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.

Portanto, não existe consenso no mundo da saúde sobre a quantidade ideal de ovo ao dia. Mas, a American Heart Association sinaliza que até duas unidades diárias garantem o aporte nutricional que é oferecido pelo alimento. Contudo, quem tem obesidade, diabetes ou colesterol alto, é desejável restringir a um ovo por dia, preferencialmente cozido ou indiretamente em receitas (bolos, tortas etc). 

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva