Quantas batatas posso comer por dia? Saiba a resposta

4 de fevereiro, 2022

Versátil, a batata é um alimento barato e pode ser consumida de diferentes formas. Sauté, assada, cozida, em forma de purê ou na popular versão frita, ela costuma agradar o paladar de adultos e crianças. Porém, não é todo mundo que consome esse tubérculo com a consciência tranquila. Afinal, ele é fonte de carboidratos, como o amido, e quando há um excesso, pode estar relacionado ao aumento de peso. Pensando nisso, quantas batatas posso comer por dia?

Valor nutricional de uma batata média 

  • 160 calorias
  • 0 g de gordura
  • 37 g de carboidratos
  • 4 g de fibra
  • 2 g de açúcar
  • 4 g de proteína
  • 17 mg de sódio
  • 0,6 mg de vitamina B6
  • 926 mg de potássio
  • 17 mg de vitamina C

Benefícios da batata

Felizmente, já se sabe que os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e que não há razão para temê-los. De fato, as diretrizes dietéticas recomendam consumir de 45 a 65% das calorias diárias a partir de carboidratos.

Batatas são carboidratos complexos, o que significa que elas se decompõem mais lentamente no corpo e fornecem energia constante.

Também, o vegetal é repleto de fibras. A fibra é benéfica não apenas por ajudar a promover saciedade por mais tempo, mas também por manter os níveis de colesterol na medida certa. Uma unidade média contém 4 gramas de fibra, quase 20% dos 25 gramas recomendados diariamente para mulheres adultas. Contudo, grande parte da parte benéfica da batata está na pele. Portanto, certifique-se de comer todas as partes do legume para obter o máximo de benefícios.

Além disso, a batata também:

  • É fonte de vitaminas e minerais, como vitamina B6, C;
  • Pode ajudar a baixar a pressão arterial porque é rica em potássio;
  • Possui um componente chamado GABA (ácido gama-aminobutírico), que age no corpo como um hormônio capaz de reduzir o estresse;
  • É fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, a batata ajuda o corpo a manter a estrutura e a força óssea.

Quantas batatas posso comer por dia?

Há quem diga que batata não conta como vegetal. Que ela é mais rica carboidratos do que a maioria dos legumes e, geralmente, está sujeita a métodos de cozimento menos nutritivos, como fritar. Bani-la do reino vegetal não é justo e nem correto. Tecnicamente falando, as batatas são vegetais. Nutricionalmente, elas apresentam vários benefícios e podem sim fazer parte de um padrão de alimentação saudável.

Como é o caso da maioria dos alimentos, o problema em comer batatas acontece quando você a utiliza como única fonte vegetal. Com isso, obter uma variedade de frutas, legumes e verduras é importante, pois cada um contém diferentes nutrientes importantes. E as batatas são relativamente ricas em carboidratos e calorias em comparação com outros vegetais, algo que vale a pena lembrar para que não se cometa excessos. Ainda assim, as batatas são nutritivas, saborosas e baratas, e definitivamente merecem um lugar em sua dieta saudável.

Portanto, responder à pergunta “quantas batatas posso comer por dia” é um pouco complicado. Porque tudo depende do seu objetivo (se é emagrecer, ganhar massa magra ou apenas manter o peso, por exemplo), do seu biotipo, do seu metabolismo, de como é o seu cardápio no restante da semana e de como você irá preparar o tubérculo. As variáveis são muitas e, por isso, consultar o seu nutricionista é a melhor opção.

Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada. Mas, comer batatas de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação de variar os vegetais do cardápio ao longo das refeições também serve para garantir mais variedade de nutrientes no dia a dia.

Leia também: Quantas bananas posso comer por dia? Especialista responde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.