Pudim de chia: benefícios e receita de como fazer em casa

Alimentação Bem-estar
27 de Março, 2024
Pudim de chia: benefícios e receita de como fazer em casa

O pudim de chia é uma ótima opção de café da manhã e lanche. Além de ser fácil de fazer, ele é nutritivo e vegano, já que não contém produtos de origem animal. É uma fonte de fibras, por isso ajuda na digestão e promove saciedade. Sendo assim, também atua no controle da fome. Basicamente, a receita é é feito a partir das sementes de chia, rica em fibras e gorduras boas. Dessa forma, o “pudim” também fonte desses nutrientes.

Leia mais: Chia para emagrecer: dicas de como usar a semente

Benefícios do pudim de chia

Promove saciedade

Apesar de pouco calórico, ele é um alimento que controla a fome por horas a fio. A razão para isso é sua riqueza em fibras, as quais ajudam a manter o corpo saciado por um período maior.

Ajuda na digestão

Além disso, a presença de fibras no pudim também ajuda na digestão, pois a torna mais fácil. Por isso, ele previne a sensação de inchaço que a prisão de ventre poderia causar. Ou seja, incluir a sobremesa na dieta pode melhorar o funcionamento do intestino e evitar a constipação.

Beneficia a imunidade

Consequentemente, por promover o melhor funcionamento do intestino, também acaba por beneficiar a imunidade, a tornando mais forte. Em resumo, a boa saúde do intestino tem impacto direto sobre a imunidade. Por isso, alimentos probióticos e ricos em fibras são ótimos para a saúde não apenas do intestino, mas de todo o corpo.

Como fazer o pudim de chia em casa

Primeiramente, será preciso ter 1 colher de sopa de sementes de chia e 100 ml de leite de coco ou outro leite à disposição. Além disso, outros ingredientes opcionais para deixar a receita ainda mais gostosa são: geleia de frutas, frutas vermelhas ou coco ralado, por exemplo

Passo a passo

  • Em um copo ou uma tigela de sobremesa adicione o leite de sua escolha junto das sementes de chia. Em seguida, misture bem os dois com uma colher para evitar que o pudim “empelote”. Então, deixe ele descansar por 24 horas na geladeira.
  • Assim, a chia vai formar o “gel”, o qual chamamos de pudim.
  • Por fim, adicione os toppings que quiser, sendo a geleia caseira sem açúcar e frutas boas opções.

Leia mais: Água com limão e chia emagrece? Conheça a bebida

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!