Não vou viajar. Preciso aplicar protetor solar no corpo?

Beleza Bem-estar
18 de Dezembro, 2023
Não vou viajar. Preciso aplicar protetor solar no corpo?

Preservar a pele contra os efeitos dos raios ultravioletas é ainda mais importante durante o verão, quando eles tendem a ficar mais intensos. Contudo, muita gente lembra de passar o protetor solar no corpo apenas quando vai à praia ou à piscina, e esquece do produto no dia a dia.

De acordo com a Dra Fernanda Nichelle, especializada em estética, mesmo quem não vai se expor diretamente ao sol deve tomar alguns cuidados. “A orientação é aplicar nas regiões que comumente estão expostas sem a gente perceber. Por exemplo, dorso das mãos, antebraços, colo, pescoço, nuca e orelhas”, afirma.

Isso porque o sol emana raios UVA e UVB. Ambos são prejudiciais para a pele, mas os UVA são os mais preocupantes – estão presentes independentemente do horário ou clima e representam cerca de 95% da radiação solar.

Já os raios UVB penetram mais superficialmente na pele, mas também podem causar estragos: são os responsáveis pelas vermelhidões e queimaduras típicas das estações mais quentes do ano.

Leia também: Você sabe o que significa o número de FPS do protetor solar?

Portanto, mesmo se você não for viajar neste fim de ano, não esqueça de se proteger contra o sol. Confira algumas dicas:

Onde aplicar?

Além do rosto, concentre o produto em áreas que ficam expostas, mas a gente geralmente esquece, como já explicado. Reforce também áreas com tatuagem. “Nessas regiões, o protetor solar deve ser aplicado com atenção, porque existe uma exposição indireta ao sol que pode trazer os malefícios da radiação ultravioleta”, diz a Dra Fernanda Nichelle.

“As pessoas que não têm cabelo devem aplicar no couro cabeludo para evitar que haja queimaduras”, complementa a especialista.

Como aplicar protetor solar no rosto e no corpo?

Nada de economizar, viu? Apesar de a quantidade ideal de produto variar conforme sua altura e peso, geralmente recomenda-se o equivalente a seis colheres de chá: uma para cada um dos quatro membros, duas para o tronco e uma para o rosto.

Na dúvida, consulte o seu médico ou a própria embalagem do protetor solar – passar menos do que o indicado diminui a eficácia. Lembrando que esse cuidado evita não só manchas e queimaduras, mas também diminui (e muito!) os riscos de câncer de pele.

A textura vai da sua preferência: creme, gel, spray… É preciso apenas respeitar as instruções de uso do rótulo. Por fim, o FPS também deve ser levado em consideração: a sigla significa fator de proteção solar, e tem a ver com o tempo que podemos nos expor ao sol. Assim, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS.

Quando aplicar?

O ideal é que seja na pele seca pelo menos 30 minutos antes de sair de casa. Além disso, é necessário reaplicar a cada três horas ou em casos de transpiração excessiva ou contato com água.

Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica pós-graduada em Dermatologia, atua na área estética.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela