Não vou viajar. Preciso aplicar protetor solar no corpo?

Beleza Bem-estar
18 de Dezembro, 2023
Não vou viajar. Preciso aplicar protetor solar no corpo?

Preservar a pele contra os efeitos dos raios ultravioletas é ainda mais importante durante o verão, quando eles tendem a ficar mais intensos. Contudo, muita gente lembra de passar o protetor solar no corpo apenas quando vai à praia ou à piscina, e esquece do produto no dia a dia.

De acordo com a Dra Fernanda Nichelle, especializada em estética, mesmo quem não vai se expor diretamente ao sol deve tomar alguns cuidados. “A orientação é aplicar nas regiões que comumente estão expostas sem a gente perceber. Por exemplo, dorso das mãos, antebraços, colo, pescoço, nuca e orelhas”, afirma.

Isso porque o sol emana raios UVA e UVB. Ambos são prejudiciais para a pele, mas os UVA são os mais preocupantes – estão presentes independentemente do horário ou clima e representam cerca de 95% da radiação solar.

Já os raios UVB penetram mais superficialmente na pele, mas também podem causar estragos: são os responsáveis pelas vermelhidões e queimaduras típicas das estações mais quentes do ano.

Leia também: Você sabe o que significa o número de FPS do protetor solar?

Portanto, mesmo se você não for viajar neste fim de ano, não esqueça de se proteger contra o sol. Confira algumas dicas:

Onde aplicar?

Além do rosto, concentre o produto em áreas que ficam expostas, mas a gente geralmente esquece, como já explicado. Reforce também áreas com tatuagem. “Nessas regiões, o protetor solar deve ser aplicado com atenção, porque existe uma exposição indireta ao sol que pode trazer os malefícios da radiação ultravioleta”, diz a Dra Fernanda Nichelle.

“As pessoas que não têm cabelo devem aplicar no couro cabeludo para evitar que haja queimaduras”, complementa a especialista.

Como aplicar protetor solar no rosto e no corpo?

Nada de economizar, viu? Apesar de a quantidade ideal de produto variar conforme sua altura e peso, geralmente recomenda-se o equivalente a seis colheres de chá: uma para cada um dos quatro membros, duas para o tronco e uma para o rosto.

Na dúvida, consulte o seu médico ou a própria embalagem do protetor solar – passar menos do que o indicado diminui a eficácia. Lembrando que esse cuidado evita não só manchas e queimaduras, mas também diminui (e muito!) os riscos de câncer de pele.

A textura vai da sua preferência: creme, gel, spray… É preciso apenas respeitar as instruções de uso do rótulo. Por fim, o FPS também deve ser levado em consideração: a sigla significa fator de proteção solar, e tem a ver com o tempo que podemos nos expor ao sol. Assim, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS.

Quando aplicar?

O ideal é que seja na pele seca pelo menos 30 minutos antes de sair de casa. Além disso, é necessário reaplicar a cada três horas ou em casos de transpiração excessiva ou contato com água.

Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica pós-graduada em Dermatologia, atua na área estética.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva