Pular o café da manhã faz você ingerir menos nutrientes durante o dia
O hábito pode até ser considerado cringe (gíria jovem para algo ultrapassado ou cafona) pelos mais novos. Mas a ciência sempre defendeu a refeição. Agora, pesquisadores parecem ter encontrado mais uma explicação sobre por que você deve tomar café da manhã. Confira:
Como funcionou o estudo
Publicada recentemente na revista Proceedings of the Nutrition Society por especialistas da Ohio State University (OSU), a pesquisa utilizou dados de um levantamento nacional realizado nos Estados Unidos com cerca de 5 mil pessoas entre 2005 e 2016.
Além disso, os cientistas também fizeram testes adicionais em mais de 30 mil adultos com mais de 19 anos. Com base nas amostras, a equipe descobriu que 15,2% dos entrevistados (cerca de 5 mil pessoas) relataram pular o café da manhã.
Como resultado, o estudo percebeu que as pessoas que costumam negligenciar a refeição tendem a ingerir menos cálcio, vitamina C, fibras e outros nutrientes não só pela manhã, mas durante o dia todo. “Podemos concluir que se você não consumir essas vitaminas e minerais no café da manhã, dificilmente vai comê-los no resto do dia”, disse o principal autor do estudo Christopher Taylor em uma entrevista.
Leia também: O que comer no café da manhã para emagrecer
Por que tomar café da manhã?
Muita gente defende que ela é a refeição mais importante do dia, pois seus benefícios são significativos a curto e a longo prazo. Um bom café da manhã pode, por exemplo, garantir a energia necessária para enfrentar o expediente. Isso porque um prato saudável e bem balanceado ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. E evitar, assim, picos de glicemia, conhecidos por causarem a sensação de cansaço.
Sem contar que pular o café da manhã atrapalha objetivos como o emagrecimento, de acordo com outra pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com pesquisadores europeus.
Com base em levantamentos com meninos e meninas entre 12 e 18 anos, o estudo identificou que não realizar a refeição pode aumentar o Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência da cintura e a razão cintura/altura – indicadores relacionados à obesidade.
Qual o café da manhã ideal?
Os costumes culinários variam de região para região. Contudo, profissionais recomendam, sempre, tentar incluir os principais macronutrientes na refeição:
- Carboidratos: Frutas, pães integrais e cuscuz nordestino são ricos em fibras, muito importantes para o bom funcionamento do intestino e para a sensação de saciedade;
- Proteínas: Ovos e iogurtes naturais, por exemplo;
- Gorduras boas: Como abacate e castanhas.