Pode tomar creatina sem treinar? Especialista responde

Alimentação Bem-estar Movimento
05 de Junho, 2023
Pode tomar creatina sem treinar? Especialista responde

Se tem um suplemento alimentar queridinho da vez, com certeza é a creatina. Ela é muito utilizada principalmente por praticantes de atividades físicas como a musculação, uma vez que aumenta a energia dos músculos, evitando que eles entrem em fadiga rapidamente. Contudo, pode surgir a dúvida: será que tomar creatina sem treinar traz algum benefício? Fomos consultar uma especialista:

Quais as funções da creatina?

De acordo com a nutricionista Carolina Martins, da rede Magrass, a creatina é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Além disso, podemos obtê-la por meio da alimentação — peixes e carnes, por exemplo, costumam carregá-la.

Contudo, alguns casos necessitam de doses maiores do que aquelas que conseguimos assimilar dos alimentos — como os praticantes de musculação. Por isso, indica-se a suplementação da creatina concentrada.

“Os benefícios da creatina vão desde melhora no desempenho em exercícios físicos, que é o motivo de ser comumente utilizada, até aumento da massa muscular, sendo uma ótima aliada dos idosos que, em grande parte, apresentam sarcopenia (perda de massa muscular)”, destaca a especialista.

Outras vantagens do suplemento, segundo a nutri, são:

  • Prevenção de doenças crônicas (diabetes, por exemplo) — quando associada a uma dieta saudável e à prática regular de exercícios;
  • Melhora da densidade óssea;
  • Redução dos riscos de doenças cardíacas, uma vez que está ligada à diminuição da homocisteína (aminoácido encontrado no sangue que, quando aumentado, está relacionado ao surgimento de infarto, AVC e doença coronariana);
  • Contribui para o tratamento da fibromialgia.

Leia também: Funcional ou musculação? O que queima mais calorias?

Pode tomar creatina sem treinar?

Como deu para perceber, a creatina tem muitas funções além de atuar no aumento da força e da massa muscular. Portanto, sim, é possível tomar creatina sem treinar dependendo do seu objetivo.

“É necessário, no entanto, que um profissional avalie a real necessidade e a dosagem correta”, alerta a profissional. Afinal, não indica-se ingerir o suplemento sem necessidade ou em excesso.

Fonte: Carolina Martins, nutricionista da rede Magrass.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!