Funcional ou musculação? O que queima mais calorias?

Bem-estar Movimento
31 de Maio, 2023
Funcional ou musculação? O que queima mais calorias?

Entre diversas modalidades de atividade física, duas delas têm se destacado cada vez mais entre as academias: funcional e musculação. Enquanto alguns preferem a intensidade e curta duração do funcional, outros preferem exercitar os grupos musculares, um por vez, na musculação. Mas afinal, qual é a melhor modalidade para queimar calorias e emagrecer? Confira a seguir! 

Funcional ou musculação? O que queima mais calorias?

Antes de mais nada, temos que entender como nosso corpo gasta calorias. De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, o gasto energético depende de alguns fatores relacionados com a pessoa e com o tipo de exercício, como: peso, estrutura corporal, altura, intensidade, tipo e duração da atividade física, idade, sexo biológico, entre muitas outras coisas.

“Por exemplo, se um homem e uma mulher realizarem o mesmo treino, com a mesma intensidade, exatamente igual, o homem gasta mais calorias no treino que a mulher. Ou ainda se uma mulher de 1,80 de altura realizar exatamente o mesmo exercício que uma mulher de 1,58 de altura, a mulher mais alta gasta mais calorias durante o treino”, afirma.

Logo, de acordo com a educadora, pensando em melhor treino para o emagrecimento, é de extrema importância entender que o treino mais efetivo é aquele que você falhar menos, fizer mais vezes e com mais intensidade.

A boa notícia é que as duas modalidades podem oferecer contribuir com a perda de peso. Portanto, o ideal é escolher um treino que você gosta mais e esse será o melhor treino para perder gordura.

Então, como escolher?

Olhando para duas modalidades em si, os treinos mais intensos são ideais e tanto o treino de musculação quanto os treinos funcionais, são perfeitos para o emagrecimento, desde que realizados com intensidade.

Assim, o treino de musculação irá garantir um gasto calórico alto, melhora a autoestima, melhora o potencial de força, dá mais disposição, entre muitos outros benefícios. Como você desenvolverá massa magra, você irá gastar calorias mesmo depois do treino. O que é ótimo.

Os treinos funcionais têm o privilégio de poder serem feitos de qualquer lugar, com menos tempo, sem muitos acessórios. Mas, ainda sim, eles garantem um gasto calórico alto, mais disposição etc. Ambas as modalidades, se feitas com intensidade, têm efeito direto no emagrecimento.

A seguir, confira as características individuais de cada um dos treinos.

Treino funcional 

O funcional é caracterizado por treinos de alta intensidade e que exercitam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Os movimentos ritmados e feitos em grupos trazem benefícios relacionados ao ganho de resistência e agilidade. Nessa modalidade, os equipamentos utilizados são halteres com diversas cargas, barras, bosu, bola de pilates, colchonete, escada de agilidade e corda naval.

Musculação

Já no treino de musculação, os grupos musculares são exercitados separadamente, dando um foco maior na hipertrofia e definição muscular isoladamente. Além disso, cada treino de musculação pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações de cada indivíduo, que deve ter um planejamento exclusivo para alcançar os seus objetivos.

Veja também: Treinar na hora do almoço: como utilizar a pausa para se exercitar

Funcional ou Musculação: Qual a frequência ideal para ter mais resultados?

Agora que você já sabe o necessário para escolher a modalidade ideal para incluir na sua rotina, é preciso entender a frequência ideal de cada uma delas.

A consistência nos treinos — seja funcional ou musculação —, com certeza é um fator determinante para obter resultados. Entretanto, a frequência ideal das duas modalidades pode variar. No treino funcional, duas sessões são o suficiente para obter os benefícios relacionados ao ganho de força, resistência e perda de calorias.

Porém, é interessante combinar a modalidade com outros tipos de treinamentos, como por exemplo esteira, elíptico, step ou até mesmo treinos de musculação. Sim, as duas modalidades podem se complementar e resultar em ainda mais benefícios para a sua saúde.

No treino de musculação, é indicado cumprir três sessões semanais. Contudo, se houver disponibilidade para aumentar o número de visitas à academia, melhor ainda. Por fim, seja lá qual for a modalidade escolhida, informe o seu professor ou personal trainner sobre a frequência desejada. Assim, o profissional poderá adaptar a divisão dos treinos à sua rotina.

Dicas para perder peso — que vão além dos treinos

O treino tem uma função essencial na perda de peso. Porém, sozinho, ele não fará milagres, ainda que a atividade física seja realizada com constância, intensidade e supervisão de um profissional especializado. Portanto, além de se movimentar, confira outras dicas que contribuem com o seu processo de emagrecimento:

1 – Coma alimentos ricos em proteínas

A inclusão de alimentos ricos em proteínas em suas refeições pode ajudar a aumentar o seu metabolismo e queimar calorias. Alimentos como frango, peixe, ovos, legumes, nozes e sementes são ótimas opções.

2 – Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas, têm um alto teor de nutrientes e podem ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Isso pode ajudar a controlar a ingestão de calorias e auxiliar na perda de peso.

3 – Opte por alimentos com baixa densidade energética

Alimentos com baixa densidade energética têm menos calorias em relação ao seu volume, o que significa que você pode comer uma maior quantidade deles sem consumir um grande número de calorias. Exemplos incluem vegetais, frutas frescas, caldos de legumes e alimentos ricos em água, como melancia e pepino.

4- Faça refeições menores e mais frequentes

Em vez de comer grandes refeições, experimente fazer refeições menores e mais frequentes ao longo do dia. Isso pode ajudar a acelerar o metabolismo e evitar que você fique com muita fome e faça escolhas alimentares pouco saudáveis.

 

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!