Pode tomar creatina sem treinar? Especialista responde
Se tem um suplemento alimentar queridinho da vez, com certeza é a creatina. Ela é muito utilizada principalmente por praticantes de atividades físicas como a musculação, uma vez que aumenta a energia dos músculos, evitando que eles entrem em fadiga rapidamente. Contudo, pode surgir a dúvida: será que tomar creatina sem treinar traz algum benefício? Fomos consultar uma especialista:
Quais as funções da creatina?
De acordo com a nutricionista Carolina Martins, da rede Magrass, a creatina é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Além disso, podemos obtê-la por meio da alimentação — peixes e carnes, por exemplo, costumam carregá-la.
Contudo, alguns casos necessitam de doses maiores do que aquelas que conseguimos assimilar dos alimentos — como os praticantes de musculação. Por isso, indica-se a suplementação da creatina concentrada.
“Os benefícios da creatina vão desde melhora no desempenho em exercícios físicos, que é o motivo de ser comumente utilizada, até aumento da massa muscular, sendo uma ótima aliada dos idosos que, em grande parte, apresentam sarcopenia (perda de massa muscular)”, destaca a especialista.
Outras vantagens do suplemento, segundo a nutri, são:
- Prevenção de doenças crônicas (diabetes, por exemplo) — quando associada a uma dieta saudável e à prática regular de exercícios;
- Melhora da densidade óssea;
- Redução dos riscos de doenças cardíacas, uma vez que está ligada à diminuição da homocisteína (aminoácido encontrado no sangue que, quando aumentado, está relacionado ao surgimento de infarto, AVC e doença coronariana);
- Contribui para o tratamento da fibromialgia.
Leia também: Funcional ou musculação? O que queima mais calorias?
Pode tomar creatina sem treinar?
Como deu para perceber, a creatina tem muitas funções além de atuar no aumento da força e da massa muscular. Portanto, sim, é possível tomar creatina sem treinar dependendo do seu objetivo.
“É necessário, no entanto, que um profissional avalie a real necessidade e a dosagem correta”, alerta a profissional. Afinal, não indica-se ingerir o suplemento sem necessidade ou em excesso.
Fonte: Carolina Martins, nutricionista da rede Magrass.