Pode esquentar o whey protein? Nutricionista explica
Quem tem o hábito de consumir whey protein frequentemente costuma misturá-lo com leite ou água, geralmente em temperatura ambiente ou gelado. Mas quando fica mais friozinho, uma dúvida comum é se pode esquentar o whey, tornando a bebida mais agradável de ser consumida. Veja o que diz uma nutricionista sobre o assunto.
Leia mais: Tomar whey protein sem treinar engorda ou faz mal à saúde?
Pode esquentar o whey protein?
De acordo com Larissa Franco, nutricionista, não tem problema em esquentar o whey protein. No entanto, haverá uma desnaturação proteica, o que não implica na absorção do suplemento pelo organismo. Ou seja, o whey pode ir ao fogo para ficar mais “quentinho” ou ser utilizado como ingrediente em receitas, como bolos ou panquecas. “A desnaturação proteica dos aminoácidos significa que eles vão ficar ‘bagunçados’, mas isso não vai implicar na absorção ou trará prejuízos no consumo”, afirma a nutricionista.
Dicas na hora de esquentar o whey
Agora que você já sabe que é seguro esquentar o whey protein, veja dicas de como fazê-lo da maneira correta para evitar danificar as propriedades nutricionais do produto:
- Use calor moderado: Evite temperaturas muito altas. Isso porque o whey protein pode coagular ou perder algumas de suas propriedades benéficas em temperaturas elevadas. Então, aqueça-o suavemente em fogo baixo ou no micro-ondas em intervalos curtos;
- Misture bem: Se estiver aquecendo o whey protein em líquidos, certifique-se de misturar bem para evitar a formação de grumos. Mexa continuamente enquanto aquece para garantir uma distribuição uniforme do calor.
Lembre-se de que alguns produtos de whey protein podem conter ingredientes adicionais, como adoçantes ou saborizantes, que podem reagir de maneira diferente ao calor. Por isso, sempre verifique as instruções no rótulo do produto e, se necessário, entre em contato com o fabricante para obter orientações específicas sobre o aquecimento do whey protein que você está usando.
- 50ml de café coado;
- 1 scoop de whey protein sabor baunilha;
- 100ml de leite desnatado ou bebida vegetal;
- Canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, em um copo térmico, dilua o whey no leite. Em seguida, despeje o café no mesmo copo, e polvilhe canela por cima.
Pode esquentar o whey SIM! Bolo de banana proteico
Ingredientes:
- 4 unidades grandes de Banana nanica;
- 2 colheres (sopa) de Óleo de coco extra virgem;
- 1 xícara (chá) de Aveia em flocos;
- 1/2 xícara (café) de Quinoa em grãos;
- 10 unidades de Ameixa preta seca;
- 3 medidas de Whey protein;
- 1 colher (chá) de Fermento em pó químico;
- 8 unidades de Castanha do Brasil;
- 1/2 barra grande de Chocolate meio amargo.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes em um recipiente até a massa ficar homogênea. Em seguida, unte uma forma e despeje a massa. Por fim, coloque no forno por, aproximadamente, 25 minutos.
Mingau de aveia proteico
Ingredientes:
- 4 col (sopa) de aveia em flocos;
- 200ml de leite desnatado (ou bebida vegetal, caso tenha restrições);
- 1 scoop de whey protein ou proteína vegetal com seu sabor favorito;
- 1 col (sopa) rasa de pasta de amendoim sem açúcar (opcional);
- 1 banana prata pequena em rodelas;
- 1 col (sopa) de quinoa em flocos.
Modo de preparo:
Primeiramente, misture o leite e a aveia na panela no fogo baixo. Em seguida, coloque os demais itens e mexa até o ponto desejado. Por fim, retire do fogão e sirva com uma pitada de canela ou com alguns mirtilos por cima.
Brigadeiro