Cientistas descobrem poderoso efeito antioxidante no pistache

Alimentação Bem-estar
07 de Novembro, 2022
Cientistas descobrem poderoso efeito antioxidante no pistache

Quando é indicado comer oleaginosas na dieta, amêndoas, nozes e castanhas geralmente vêm à mente. Mas nos esquecemos de outras que estão cheias de propriedades benéficas. Um estudo recente, aliás, descobriu que o pistache possui um maior potencial antioxidante do que alimentos já conhecidos por essa característica, como frutas vermelhas, romã e beterraba.

“Quando comparamos seu poder antioxidante com os níveis de outros alimentos comumente considerados ‘bombas antioxidantes’, descobrimos que eles eram mais altos que os de mirtilos, framboesas ou beterrabas”, disse o Dr Rui Hai Liu, professor de Ciência Alimentar da Universidade Cornell e um dos cientistas que lideraram o estudo.

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Nutrients. De acordo com Dr Rui Hai Liu, o poder antioxidante do pistache se deve à sua rica combinação de vitamina E, carotenoides, fenóis e flavonoides.

Além disso, os pesquisadores também analisaram os efeitos dos extratos fitoquímicos da oleaginosa — substâncias químicas produzidas pelas plantas que as ajudam a crescer e se defender contra patógenos — sobre a proliferação de células cancerígenas em tumores de mama, fígado e intestino.

Como resultado, descobriu-se que o consumo regular de pistache pode ter uma ação anti-proliferativa, inibindo a reprodução dessas células (especialmente no câncer de mama).

Leia também: Abacate e tomate: por que consumir os dois alimentos juntos?

Pistache é antioxidante: outros benefícios da noz

É claro que as vantagens do alimento não param por aí. Assim, confira outras:

Tem propriedades antiestresse

Graças ao magnésio, ao ferro e ao potássio, o pistache diminui o ritmo cardíaco, a pressão arterial e os picos de glicose. O resultado? Um controle em períodos de estresse agudo, ansiedade e até na compulsão alimentar.

Pistache é antioxidante e cardioprotetor

Pistache é rico em gorduras monoinsaturadas, o que o torna um lanche ideal para equilibrar os níveis de colesterol no sangue e reduzir o risco de problemas cardíacos.

Previne a constipação

Uma porção de 100g fornece mais do que a quantidade diária recomendada de fibras. Assim, o pistache melhora o trabalho do sistema digestivo.

Referência: Quantification of Phytochemicals, Cellular Antioxidant Activities and Antiproliferative Activities of Raw and Roasted American Pistachios.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva