Cientistas descobrem poderoso efeito antioxidante no pistache
Quando é indicado comer oleaginosas na dieta, amêndoas, nozes e castanhas geralmente vêm à mente. Mas nos esquecemos de outras que estão cheias de propriedades benéficas. Um estudo recente, aliás, descobriu que o pistache possui um maior potencial antioxidante do que alimentos já conhecidos por essa característica, como frutas vermelhas, romã e beterraba.
“Quando comparamos seu poder antioxidante com os níveis de outros alimentos comumente considerados ‘bombas antioxidantes’, descobrimos que eles eram mais altos que os de mirtilos, framboesas ou beterrabas”, disse o Dr Rui Hai Liu, professor de Ciência Alimentar da Universidade Cornell e um dos cientistas que lideraram o estudo.
A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Nutrients. De acordo com Dr Rui Hai Liu, o poder antioxidante do pistache se deve à sua rica combinação de vitamina E, carotenoides, fenóis e flavonoides.
Além disso, os pesquisadores também analisaram os efeitos dos extratos fitoquímicos da oleaginosa — substâncias químicas produzidas pelas plantas que as ajudam a crescer e se defender contra patógenos — sobre a proliferação de células cancerígenas em tumores de mama, fígado e intestino.
Como resultado, descobriu-se que o consumo regular de pistache pode ter uma ação anti-proliferativa, inibindo a reprodução dessas células (especialmente no câncer de mama).
Leia também: Abacate e tomate: por que consumir os dois alimentos juntos?
Pistache é antioxidante: outros benefícios da noz
É claro que as vantagens do alimento não param por aí. Assim, confira outras:
Tem propriedades antiestresse
Graças ao magnésio, ao ferro e ao potássio, o pistache diminui o ritmo cardíaco, a pressão arterial e os picos de glicose. O resultado? Um controle em períodos de estresse agudo, ansiedade e até na compulsão alimentar.
Pistache é antioxidante e cardioprotetor
Pistache é rico em gorduras monoinsaturadas, o que o torna um lanche ideal para equilibrar os níveis de colesterol no sangue e reduzir o risco de problemas cardíacos.
Previne a constipação
Uma porção de 100g fornece mais do que a quantidade diária recomendada de fibras. Assim, o pistache melhora o trabalho do sistema digestivo.