Pesos de academia caseiros: Saiba como improvisar nos treinos

Bem-estar Movimento
17 de Fevereiro, 2022
Pesos de academia caseiros: Saiba como improvisar nos treinos

Treinar em casa se tornou uma realidade para muitas pessoas durante a pandemia do coronavírus. A Polar, empresa de aparelhos vestíveis para atividade física, divulgou uma pesquisa que mostrou o impacto do isolamento social na vida ativa dos brasileiros. Em geral, a realização de exercícios físicos no país caiu cerca de 20%, mas os treinos funcionais em casa aumentaram 94%. Apesar de academias e clubes já terem retornado às atividades, o treino em casa segue sendo uma opção interessante para alguns. Uma aposta dos praticantes de exercícios indoor é improvisar e montar pesos de academia caseiros.

Entre os benefícios de treinar em casa, a otimização do tempo, a praticidade e a economia do dinheiro se destacam. Ainda que seja importante investir uma quantia em plataformas de treinos, para que os resultados sejam mais efetivos e os exercícios sejam executados da maneira correta, é provável que os gastos sejam bem menores. Além disso, caso você não tenha interesse em comprar halteres e outros utensílios de malhação, é possível montar pesos de academia caseiros com objetos do dia a dia.

Leia mais: Malhar em casa: Melhores exercícios e como treinar

Como fazer pesos de academia caseiros

Halteres

Garrafas de água ou de amaciantes podem funcionar como halteres na hora do treino. O quilograma dos pesos varia conforme cada marca ou tamanho. É só escolher o ideal para você e se jogar no treino.

Com esses pesos, é possível realizar exercícios para bíceps, tríceps, ombro e costas. Além disso, eles podem ser usados para treinos focados em perna, em séries com afundo e agachamentos.

Barra com peso

A barra com peso pode ser substituída por um cabo de vassoura resistente e dois baldes com peso ou dois galões de água pequenos. Com ela, o agachamento livre fica ainda mais intenso, e outros exercícios de peitoral também podem ser executados. 

Caneleira

Outro item essencial para um treino completo é a caneleira. Para montá-la em casa, basta amarrar um pacote de alimento (arroz ou feijão, por exemplo) com algum pano ou toalha na canela. O peso também varia de acordo com a quantidade de cada saquinho. 

A caneleira dá um “up”, principalmente, nos treinos de glúteos, sendo utilizada em exercícios de quatro apoios ou em pé, como chute para cima com a perna estendida ou panturrilha.

Mochila

Nada mais prático do que usar uma mochila nas costas, não é mesmo? Você consegue escolher a quantidade de carga adequada para o seu nível ao preencher a bolsa com livros e outros objetos que façam peso. 

Uma vez pronta, é só colocá-la nas costas e realizar os exercícios. 

Dica: o agachamento é uma ótima pedida nesse caso. 

Além dos pesos de academia caseiros, vários exercícios podem ser realizados somente com o peso do corpo, como séries aeróbicas de polichinelo, burpee ou corrida estática. Os abdominais também, em sua maioria, não necessitam de carga. 

Para um treino eficiente e seguro, lembre-se de fechar bem as garrafas e conferir se o cabo de vassoura, a mochila e os outros itens estão em bom estado. Dessa forma, não há risco de quebrá-los durante a execução das atividades propostas e você garante a sua segurança do início ao fim.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente