Caneleira: Benefícios e como usar o acessório

Bem-estar Movimento
18 de Junho, 2020
Caneleira: Benefícios e como usar o acessório

A caneleira é um dos equipamentos mais utilizados para potencializar os treinos e prevenir lesões nas canelas durante os exercícios físicos. O acessório possui um fecho de velcro ou uma fita regulável que a deixa fixa nos tornozelos. Uma ótima opção para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, como por exemplo, os glúteos.

Segundo estudos, o uso da caneleira diminui de 11% a 17% e de 45% a 51% as forças e tensões aplicadas à perna durante um impacto.

Este equipamento é simples e de fácil acesso. Dessa maneira, você pode utilizá-la em qualquer lugar e a qualquer momento. Ela possui diversos tamanhos e pesos, portanto, pode ser usada tanto para atletas iniciantes quanto para os que estão em um nível mais avançado. Além disso, consegue trabalhar diversas áreas do corpo com exercícios simples.

A caneleira de peso também pode ser utilizada nas aulas de hidroginástica. Isso porque elas ajudam na resistência e promovem o fortalecimento dos membros inferiores.

Leia também: Treino em casa: Acessórios que não podem faltar

Benefícios

  • Fácil de ser utilizada
  • Promove o fortalecimento muscular de membros inferiores (glúteos, tornozelos, coxa)
  • Pode ser utilizada nos braços
  • Serve para reabilitação
  • Ideal para atividades em casa, ao ar livre ou em academias

Como usar

Encontre o modelo certo

Para usar as caneleiras da forma correta e evitar limitar seu desempenho físico, é necessário escolher o par ideal. Dito isso, para determinar o tamanho de caneleira que você precisa, comece colocando seu tênis. Em seguida, meça a distância do centro de seu joelho até a ponta do tênis. Esse comprimento corresponde a altura ideal da caneleira em relação ao seu tornozelo.

Prove as caneleiras

O modo correto para usar as caneleiras é colocando-as por baixo da meia. Então, certifique-se de que o equipamento esteja bem posicionado. Depois, prenda a tira elástica em cima da caneleira com uma fita de velcro na lateral. 

Leia também: Malhar em casa: Melhores exercícios e como treinar

Embora as caneleiras sejam projetadas para permanecer no lugar com o uso de tiras de velcros, um par de meias por cima pode estabilizá-las ainda mais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!