Pequi: Benefícios que você precisa conhecer
O pequi é nativo do Cerrado, um bioma tipicamente brasileiro. Sua flor chama a atenção por sua beleza e o fruto, por suas ricas propriedades – fibras, antioxidantes e vitaminas são abundantes. Seu nome significa “pele espinhenta” e se deve à característica do seu caroço, que é cheio de espinhos.
Não existem estudos que estimem uma quantidade recomendada de consumi pequi ao dia. Contudo, como ele é um alimento calórico ( 203 calorias em 100 g), deve ser ingerido com moderação.
Benefícios do pequi
Facilita o trânsito intestinal
A princípio, devido à abundância de fibras, previne a prisão de ventre, que pode ser causada pela pouca ingestão de alimentos ricos em fibras, responsáveis por facilitar o trânsito intestinal.
Fortalece a imunidade
Além das fibras, contém grande quantidade de vitamina C – aproximadamente, 12mg por unidade. Em resumo, a vitamina C é anti-inflamatória e pode promover o fortalecimento da imunidade.
Protege o fígado e o cérebro
Não só, é rico em vitamina B1, a tiamina, importante para a saúde cerebral, além de proteger a saúde do fígado. Em resumo, ela ajuda a desacelerar o processo neurodegenerativo e previne que doenças como a hepatite prejudiquem o fígado. Por fim, também contém grande quantidade de vitamina B3 (niacina), que beneficia o coração.
Como consumir o pequi
A polpa do pequi é muito usada em preparações salgadas e de diversas formas:
Leia também: Semente de sucupira: propriedades e benefícios da semente brasileira