Pele sem brilho: Saiba quais alimentos consumir
Tem sentido que sua pele anda sem brilho? Seja verão ou inverno, é incrível a rapidez com o qual a pele reproduz os efeitos do clima – e não importa a frequência com que aplicamos (e reaplicamos) nossos hidratantes favoritos.
Mas, a boa notícia é que devolver o viço ao rosto não precisa ser um obstáculo – e muitos menos custar uma fortuna. Bons cuidados com a pele requerem muito mais do que loções caras. Pois, uma aparência mais brilhante e lisa começa com o que você coloca no prato.
Quando se trata de pele, pense nos antioxidantes, que são encontrados em frutas e vegetais coloridos, porque ajudam a combater os radicais livres. Saiba quais alimentos consumir para ajudar a iluminar a pele.
Melhores alimentos para a pele sem brilho
Comer bem e de forma saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, quem segue um cardápio equilibrado pode tirar proveito dos nutrientes – e o resultado positivo é sentido na beleza. “É importante garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens que podem atingir, por exemplo, a pele com o aparecimento de acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada e envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro.
Oleaginosas e sementes
Amêndoas, macadâmia e companhia, assim como as sementes (chia e girassol, por exemplo), são ricas em vitamina E, que é um poderoso antioxidante. Algumas castanhas, como a castanha-do-pará, também são abundantes em selênio, um mineral que atua como antioxidante.
Tomate
Tomates frescos são carregados com licopeno, um pigmento vermelho carotenóide com propriedades antioxidantes que é bem conhecido por seus benefícios antienvelhecimento. Além disso, é fonte de beta-caroteno e vitamina C, ambos essenciais para uma pele bonita e jovem. Ainda, acredita-se que os compostos antiinflamatórios do tomate acalmam a irritação da pele, estimulam a produção de colágeno e podem até promover a cicatrização de feridas.
Gengibre
A especiaria é mais conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, encontradas na raiz. Da mesma maneira, tem efeito calmante.
Alcachofra
O vegetal contém flavonoide, um antioxidante que pode proteger o fígado e ajudar a limpar a pele propensa a manchas.
Abacate
Altos níveis de óleos saudáveis e vitamina E, ambos encontrados nos abacates, fornecem os blocos de construção para o funcionamento das células da pele saudável. A fruta também atua na barreira de proteção e hidratação da pele.
Sardinha
O pequeno peixe é rico em vitamina B12 e selênio. A vitamina desempenha um papel importante na reprodução das células da pele. Já o selênio é necessário se você deseja que o corpo produza um antioxidante chamado glutationa, que atua positivamente na função de barreira da pele. Por fim, as sardinhas são repletas de fósforo, proteína, vitamina D e ácidos graxos ômega-3, que desempenham papéis importantes para manter a pele hidratada e brilhante.
Pele sem brilho x água
Além da alimentação, é importante frisar a importância da água. Ela evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele.
“A água trabalha em união as fibras do corpo, estimulando o trânsito intestinal e eliminando toxinas presentes no organismo para que o acúmulo não reflita de dentro para fora”, conta a nutricionista. “Consumo regular de água garante que a pele fique mais bonita e viçosa, já que ela auxilia no bom funcionamento das células, favorecendo a absorção de nutrientes e equilíbrio celular”, finaliza.
Pele sem brilho: O que não consumir
Laticínios, açúcar, gordura e álcool em excesso podem ser problemáticos para algumas pessoas, além de causar irritação na pele. As sensibilidades variam de pele para pele, mas a chave é estar atento à reação do corpo a alimentos inflamatórios na dieta.
Leia também: Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta