Flávia Pavanelli fala sobre sua trajetória com a acne
A pele de Flávia Pavanelli foi assunto de uma publicação recente que a influenciadora fez no Instagram. Em um vídeo, ela conta como tem sido a sua jornada de tratamento da acne, um problema que a afeta desde 2017.
De acordo com Flávia, que tem 25 anos, a sua condição tem origem hormonal — isso porque ela foi diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos (SOP). Mas quais são as ligações entre a acne e os nossos hormônios?
Ver essa foto no Instagram
“Eu lembro como se fosse hoje, eu passando pelo espelho do meu banheiro de costas porque não queria ver a minha imagem. Eu estava prestes a começar uma novela, e por mais que eu quisesse que isso não me afetasse, eu já era uma pessoa pública. E é muito difícil você mostrar a sua vulnerabilidade quando você tem a sua cara exposta todos os dias.”
Leia também: Qual é a frequência ideal para lavar os cabelos?
Trajetória da pele de Flávia Pavanelli
Flávia contou que, até a sua primeira crise de acne (em 2017), ela nunca tinha tido nada sério na pele. “De início, começaram a surgir umas bolinhas que coçavam, e eu demorei para perceber e procurar um profissional achando que estava tudo bem. Aí, meu amor, foi quando o bicho pegou.”
Por meio de exames, a influenciadora descobriu que estava com os hormônios bastante desregulados e que tinha uma condição chamada síndrome dos ovários policísticos — presença de pequenos cistos nos ovários que geram os desequilíbrios hormonais.
Ver essa foto no Instagram
Dado o diagnóstico, ela iniciou o tratamento, e tentou diferentes estratégias: medicamentos via oral, produtos tópicos, mudanças na rotina… Então, decidiu usar o Roacutan.
A Isotretinoína, popularmente conhecida pelo nome comercial Roacutan, já é um medicamento consagrado para o tratamento de casos severos de acne. “Foi a minha última opção porque a gente sabe que não é fácil. Tem diversos efeitos colaterais, enfim, só o termo que você assina para tomar esse remédio já ajuda a entender o que eu estou dizendo.”
Anos se passaram, e a pele de Flávia Pavanelli já estava estabilizada quando ela enfrentou a sua segunda crise, em 2022. “Se vocês repararem”, continuou ela ao mostrar uma foto de seu rosto, “minha acne é muito característica de problema hormonal, porque ela acontece muito na região da mandíbula.”
Flávia teve que usar novamente o remédio, mas não deixou de finalizar o post sem destacar a importância dos bons hábitos, como alimentação, ingestão de água e manejo do estresse, para o controle da acne.
Leia também: Travesseiro da beleza funciona? Especialista opina sobre eficácia
Acne na mulher adulta e hormônios: quais as relações?
De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pelo menos 5% dos adultos apresentam acne em algum grau — e o problema atinge sobretudo as mulheres.
Isso acontece porque uma das principais causas da acne nessa etapa da vida se dá por conta de alterações hormonais (e elas costumam passar por isso com maior frequência do que eles).
Além disso, especialistas afirmam que estresse, má alimentação, uso errado de cosméticos e até doenças mais sérias, como tumores no ovário, podem desencadear a condição, ainda que em uma parcela muito menor.
No caso de Flávia, a SOP tem como um dos seus sintomas a acne. Quer saber mais sobre como nossos hormônios desencadeiam a condição de pele? Então, não perca o último episódio do De bem com você, podcast da Vitat apresentado por Cris Dias!