Pão engorda?
Não podemos negar que o pão é um dos principais alimentos da nossa dieta, e viver sem ele parece praticamente impossível. Seja doce ou salgado, um pãozinho é sempre bem-vindo em diferentes momentos do dia, do café da manhã ao lanche da noite. O problema é que existem muitos mitos e ideias sobre ele que nos fazem culpá-lo ou até mesmo desistir de consumi-lo.
Mas, será que essa iguaria é realmente vilã de uma vida saudável?
Afinal, pão engorda?
Essa é, definitivamente uma das principais ideias relacionadas a esse alimento, mas o que faz você engordar não é o pão em si – porque ele contém carboidratos complexos, que são absorvidos ao longo do dia e não nos deixam com fome – , mas a quantidade de pão ingerida e, principalmente, os ingredientes com os quais as pessoas o acompanham.
Leia também: Afinal, tapioca engorda ou emagrece?
Existe uma grande diferença entre comer um pedaço de pão com outros ingredientes nutritivos, como salmão, tomate ou alface, por exemplo, do que complementá-lo com outros que são uma bomba calórica ou pouco nutritivos, como Nutella, margarina, chocolate, embutidos entre outros.
O segredo também está nas porções: você pode comer pão em uma quantidade moderada e assim não terá que se preocupar em ganhar peso.
Leia também: Manteiga ghee: Vale apostar nos seus benefícios?
E o pão integral?
O pão integral e o pão branco apresentam uma diferença no valor energético. Uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns fatores podem fazer você decidir comer pão integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, o que o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. Sua riqueza em fibras e amido também o torna mais nutritivo e nos permite passar mais tempo sem a sensação de fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético.
Porém, quem precisa emagrecer deve pensar na alimentação como um todo. Não precisa deixar de comer pão, mas vai precisar reduzir a quantidade que está acostumado a consumir, mesmo que na versão integral.
Leia também: Cru ou cozido? Saiba qual é a melhor forma de consumir certos alimentos