Ovo de pato: Para que serve e como consumir ovos de pata
O ovo de pato é menos convencional que o de galinha, parte da dieta de muitas pessoas. Entretanto, chama a atenção daqueles que gostam de experimentar comidas diferentes e inovar na dieta. Mas, eles são são ricos em vitamina B12, vitamina D (cerca de 6 vezes mais que o ovo de galinha), vitamina A, E, ômega-6, proteínas e minerais como selênio, cálcio e ferro, entre outros.
Benefícios de consumir o ovo de pato
Protege a saúde do cérebro
A princípio, por ser rico em vitamina B12, o ovo de pata é um grande aliado da saúde cerebral. Assim, a deficiência dessa vitamina do complexo B pode acarretar em problemas de memória e cansaço crônico.
Leia mais: Selênio pode reduzir o risco de osteoporose?
Também há grande quantidade de colina entre as propriedades do ovo. Assim, a colina é uma substância química que intervém diretamente na transmissão de impulsos nervosos, acelerando a produção e liberação de neurotransmissores.
Metabolismo acelerado
O magnésio, também presente na composição do ovo, é um mineral importante para a regulação apropriada do metabolismo e da síntese hormonal. Além disso, outros minerais abundantes no alimento são: cálcio, ferro, selênio, zinco e fósforo.
Leia também: Hábitos que deixam o metabolismo lento
Músculos fortes e saudáveis
O ovo de pata é outra excelente fonte de proteínas. Assim, entre as funções que cumprem no corpo humano, as proteínas são essenciais para a saúde e manutenção da força dos músculos. Da mesma forma, é essencial para o ganho de massa magra, para a firmeza da pele e para a produção celular.
Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Pode fortalecer a imunidade
Além de ser altamente nutritivo, o que por si só já ajuda no fortalecimento da imunidade, há estudos que demonstram que a clara do ovo de pata promova ação antibacteriana e antifúngica no organismo. Assim, uma pesquisa feita na Universidade de Tours, na França, descobriram que a clara de ovos pode evitar que inflamações virais, fúngicas e bacterianas afetam a saúde do corpo.
Como consumir o ovo de pato
- Cozido
- Frito
- Omelete
- Por fim, em saladas